NetAudience: Liderança no digital continua a pertencer à TVI

Por a 21 de Setembro de 2022

Com um reach multiplataforma na ordem dos 3 milhões e 536 mil pessoas, a TVI mantém, pelo sexto mês consecutivo, o estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal. Embora representem um recuo face aos 3 milhões e 637 mil pessoas alcançadas em julho, os números da estação de Queluz garantem a liderança do ranking NetAudience, onde o segundo lugar volta a ser ocupado pelo Correio da Manhã. O diário da Cofina regista igualmente um recuo na comparação com o mês anterior, passando de um reach multiplataforma próximo dos 3 milhões e 349 mil pessoas para 3 milhões e 302 mil pessoas.

É no terceiro lugar do ranking da Marktest que surge a primeira mexida com o Jornal de Notícias a recuperar a posição que nos últimos dois meses pertenceu à SIC. O título do Global Media Group viu o seu alcance digital crescer dos 3 milhões e 120 mil pessoas em julho para cerca de 3 milhões e 190 mil pessoas no mês de agosto. Números que permitiram ao diário ultrapassar a SIC num mês em que a estação de Paço de Arcos regista um recuo no seu reach multiplataforma, de quase 3 milhões e 129 mil pessoas em julho para cerca de 2 milhões 964 mil pessoas no último mês, e desce à quarta posição.

A encerrar o top 5, depois de ter recuperado a posição em julho, volta a estar o Expresso. O semanário da Impresa vê o seu reach multiplataforma subir dos 2 milhões e 645 mil pessoas para 2 milhões e 843 mil pessoas alcançadas durante o mês de agosto.

No segmento económico, o Jornal de Negócios recupera em agosto a liderança perdida em julho para o Dinheiro Vivo. O título da Cofina cresce de 1,04 milhões de pessoas alcançadas para 1,11 milhões em agosto, enquanto a marca de informação económica da Global Media recua dos 1,17 milhões de pessoas alcançadas em julho para cerca de 611 mil pessoas no último mês. Segue-se o Jornal Económico, que regista também uma quebra do reach das 657 mil pessoas no mês anterior para perto de 394 mil pessoas em agosto.

Entre os títulos do segmento desportivo, a liderança pertence também à Cofina já que o Record, que havia igualmente sido ultrapassado pelo concorrente da Global Media em julho, recupera a posição ao crescer dos 1,48 milhões para 1,83 milhões de pessoas alcançadas no digital em agosto. Na segunda posição surje então O Jogo, apesar de registar também uma subida no seu reach multiplataforma, passando de 1,56 milhões em julho para 1,68 milhões no último mês. Segue-se o site MaisFutebol, que cresce das cerca de 893 mil pessoas alcançadas em julho para se fixar na fasquia do milhão em agosto, totalizando cerca de 1,03 milhões de pessoas alcançadas.

Nas estações de televisão, além da TVI e da SIC, que ocupam o primeiro e quarto lugares no ranking geral, segue-se a RTP, que sobe em agosto da 15ª à 12ª posição, com o reach multiplataforma a subir de 1,27 milhões para 1,35 milhões de pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais. Entre as rádios, a TSF, regressada ao ranking da Marktest em janeiro, mantém o estatuto de estação com maior alcance digital em Portugal apesar de registar um recuo dos 1,3 milhões de pessoas alcançadas em julho para 1,11 milhões no último mês. Na segunda posição volta a surgir a RFM, que regista, no entanto, um recuo no reach digital de 1,05 milhões em julho para perto de 855 mil pessoas alcançadas em agosto. A Rádio Comercial, que vê o reach digital recuar das 655 mil pessoas para cerca de 543 mil, mantém o terceiro lugar conquistado no último mês à Renascença, que agora vê o seu reach recuar das 586 mil pessoas alcançadas em maio para cerca de 516 mil.

Na análise aos resultados por grupo de media, a liderança fica, pelo quarto mês consecutivo, nas mãos do Global Media Group. Apesar de manter o estatuto de líder, o grupo que detém títulos como DN, JN, O Jogo ou TSF regista uma diminuição no alcance das suas plataformas digitais, dos 4 milhões e 354 mil pessoas para cerca de 4 milhões e 302 mil pessoas. Números que permitiram, mesmo assim, manter-se à frente da Cofina, que volta a ocupar a segunda posição mas fecha o mês de agosto mais próxima da Global Media ao ver o seu reach multiplataforma crescer dos 4 milhões e 197 mil pessoas para os 4 milhões e 291 mil pessoas. A Media Capital, que em junho deixou de contabilizar o alcance digital das rádios entretanto vendidas à Bauer, ocupa a terceira posição, reforçando o reach dos 4 milhões e 191 mil pessoas para os 4 milhões e 251 mil pessoas.

A Impresa mantém-se em linha com os resultados obtidos em julho, subindo ligeiramente dos 3 milhões e 910 mil pessoas alcançadas no último mês através das suas plataformas digitais para 3 milhões e 919 mil pessoas, ocupando uma vez mais a quarta posição. Seguem-se a RTP (1,35 milhões), a Renascença Multimédia (1,28 milhões) e a Bauer Media Audio Portugal (aproximadamente 625 mil pessoas).

O ranking NetAudience apresenta desde maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: aproximadamente 5 milhões e 435 mil pessoas alcançadas em multiplataforma no último mês.

Deixe aqui o seu comentário