Inteligência artificial vai propor nome de novas empresas nos registos no IRN

Por a 28 de Setembro de 2022

O Registo Nacional de Pessoas Coletivas do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) passará a contar com a utilização de inteligência artificial na automatização do serviço de atribuição dos nomes de empresas nos registos.

Esta nova medida atualiza um serviço criado há 17 anos. Até aqui existia uma bolsa de firmas e denominações que exigia a introdução diária de novos nomes. Este processo era feito manualmente e desenvolvido pelos próprios funcionários. “No fundo, absorvia recursos. Mas, se a grande maioria de nós chegou aqui hoje com recurso à inteligência artificial e com a tranquilidade de quem a usa no dia-a-dia já sem pensar que o faz, aquilo que hoje aqui trazemos é isso mesmo: a inteligência artificial ao serviço das pessoas”, afirmou a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, citada pela Lusa,

Segundo explica a Lusa, o novo serviço, que passa a estar integrado nos processos associados ao programa Empresa na Hora, assenta num algoritmo baseado em técnicas de compreensão e processamento da linguagem com vista à criação de novos nomes para empresas, sendo capaz de gerar automaticamente nomes que se enquadrem na área de atividade da empresa, sem risco de repetição ou confusão com entidades já existentes. “Serão nomes significativos, com o auxílio de juntar o código de atividade económica (CAE) para que haja uma sintonia com a atividade das empresas. Isto permite libertar recursos da justiça para outras tarefas e traz naturalmente benefícios aos empresários”, completou Catarina Sarmento e Castro.

Deixe aqui o seu comentário