Facebook cai para terceiro lugar entre jovens portugueses

Por a 27 de Setembro de 2022

O Facebook já não é a rede mais utilizada na faixa etária entre os 15 e os 24 anos. De acordo com o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais 2022, da Marktest, não só o Facebook (89,4%) foi destronado pelo Instagram (94,1%) no primeiro lugar entre utilizadores jovens de redes sociais, como caiu mesmo para a terceira posição, estando agora também atrás do WhatsApp (93,2%).

Ainda assim, o Facebook continua a ser, em termos absolutos nacionais, a maior rede social em Portugal, com uma taxa de penetração de 94,4%. Nas posições seguintes deste ranking surgem, por ordem, o WhatsApp, o Instagram, o Messenger e o YouTube.

Em matéria de notoriedade, o Facebook também continua a ser a rede social mais reconhecida de forma espontânea pelos portugueses, com um registo de 97,1%. Mas também neste critério, o Instagram tem encurtado a distância, estando já a apenas 9.2 pontos percentuais da liderança.

Aliás, a trajetória descendente do Facebook fica também patente no facto de a notoriedade espontânea Top of Mind (ou seja, a primeira resposta dos inquiridos) desta rede ter caído dos 91,2% em 2011 para os 76,7% em 2022.

Atrás do Facebook e do Instagram no ranking de redes mais reconhecidas pelos portugueses, o Twitter surge como a terceira rede social com maior notoriedade espontânea, tendo o TikTok subido este ano para a quarta posição, superando assim o WhatsApp que passou a ocupar a última posição do Top5.

Deixe aqui o seu comentário