Contas feitas ao investimento publicitário até agosto
A Altice assumiu-se como o maior anunciante do mercado português nos primeiros oito meses do ano, totalizando um investimento, a preços de tabela, na ordem dos 270,1 milhões de euros. Fuel e Carat lideraram, segundo dados MediaMonitor, o investimento publicitário movimentado por agências criativas e agências de meios.
A operadora de telecomunicações sucede ao Continente e sobe à primeira posição depois de ter ocupado, até julho, o quarto posto. A insígnia da Sonae ocupa agora a segunda posição, com cerca de 262,5 milhões de euros investidos. Nos lugares seguintes do ranking de anunciantes, com valores a preços de tabela, encontram-se a Unilever FIMA (258,5 milhões), a NOS (235,2 milhões) e o Lidl (195,3 milhões).
A Carat mantém-se, concluídos os primeiros oito meses de 2022, como a agência de meios que movimentou maior volume de investimento publicitário. Segundo dados MediaMonitor, a preços de tabela, a agência da Dentsu foi responsável por um investimento na ordem dos 1.013 milhões de euros. A segunda posição é ocupada pela Arena Media ao somar um investimento de 885,3 milhões de euros, seguida pela OMD, que encerra o período compreendido entre janeiro e agosto com 799,8 milhões de euros movimentados. Initiative (768,6 milhões) e Wavemaker (622,1 milhões) completam o top 5.
Também entre as agências criativas, no mesmo período, a liderança segue nas mãos da Fuel, responsável por uma presença em meios avaliada em perto de 504 milhões de euros, a preços de tabela. Seguem-se a Havas, do mesmo grupo, com 453,3 milhões, e a Partners, com 428,2 milhões). A completar as cinco primeiras posições estão a VMLY&R (385,4 milhões) e Wunderman Thompson (315,2 milhões).
Olhando apenas para os dados do mês de agosto, o primeiro lugar entre os anunciantes pertenceu à Altice (64,6 milhões de euros a preços de tabela). Do lado das agências de meios, a liderança em agosto pertenceu à Carat (149,5 milhões). Já entre as agências criativas, foi a Partners a ocupar a primeira posição (75,6 milhões).