Back to School Tweets

Luís Mergulhão, CEO do Omnicom Media Group Portugal
Coldplay – 208.000 bilhetes vendidos em poucas horas (e muitos mais que ficaram por vender) dão que pensar a quem trabalha marcas e em marketing. Para além de reforçar a ideia da centralidade de Coimbra para mega espetáculos (Rolling Stones, U2 e Coldplay são alguns dos exemplos ao longo dos tempos), apresentaram os pontos de venda online ou postos físicos a dividirem as vendas em partes iguais, estimando-se que cerca de 80 por cento destas foram destinadas ao mercado nacional. Não se trata, para mim, de uma alienação a propósito de uma crise que já se sente e que se sabe que irá agravar-se. É antes sinal, concorde-se com ele ou não, de que as pessoas hoje, e cada vez mais, têm prioridades diferentes daquelas a que estávamos habituados e esperávamos. Quem não perceber estas alterações, com dificuldade fará vingar a sua marca.
Gender Pay Gap – Faltam-nos em Portugal, tanto em termos gerais como na nossa indústria (a dos media e a da comunicação e publicidade), dados que nos permitam ter, não só um retrato exato de quanto estamos distantes das metas igualitárias tão faladas, mas principalmente que nos permitam, ao longo dos anos, assegurar um escrutínio da evolução (que pode ter avanços ou retrocessos) de como estamos nesses planos. Não se trata apenas de conseguirmos, empresas e indústrias como um seu todo, igualdade de oportunidades no acesso a postos de chefia ou direção qualquer que seja o género, mas também de termos a certeza de que para os mesmos níveis são praticadas condições semelhantes. Senão ficaremos apenas com uma rosa ao peito afirmando em relatórios de gestão que caminhamos para o equilíbrio nos lugares de liderança. As nossas indústrias têm nisso uma grande responsabilidade, não se tratasse quer do “quarto poder” ou de quem se arroga de melhor conhecer as pessoas/cidadãos/consumidores.
Multas a redes sociais – Desta vez foi o Instagram a ser alvo de uma elevada multa por parte da Comissão Europeia no montante de 405 milhões de euros, anunciada esta semana, por ter permitido que fosse possível, em determinadas circunstâncias, que pessoas ou entidades externas acedessem a dados pessoais de menores (números de telefone e endereço de contas de e-mail). Trata-se afinal da concretização da aplicação do tão falado RGPD, o que deve colocar uma crescente atenção, por parte das marcas e dos seus canais online (sejam de venda ou apenas de promoção, mas que recolham dados pessoais), à sua adaptabilidade àquele regulamento, numa área onde bugs ou falhas são sempre possíveis de existir.
Short tweets:
Época de transferências – Com o arranque de setembro, surgem um conjunto de notícias sobre mudanças de profissionais entre os media. Bom sinal, o desta época de transferências forte, prova de que o setor ganha nova vitalidade.
“O nosso negócio é agora é muito mais” – Marcas com elevada notoriedade ou que a tenham ganho recentemente, lançam-se cada vez mais em áreas de negócio que, à primeira vista, não seriam as suas: assim aconteceu com a Sonae, a lançar a marca KeepWells, com objetivos ambiciosos a cinco anos.
Back to School – Bem-vindos de volta! Estamos já em setembro.
Artigo de opinião assinado por Luís Mergulhão, CEO do Omnicom Media Group Portugal