“Portugal é um bom mercado para desenvolver negócios”
“Por enquanto, manteremos o ‘business as usual’, isto enquanto desenvolvemos uma compreensão integral do mercado português e dos planos que a equipa tem para expandir o negócio”. A afirmação é de Richard Dawkins, presidente da Bauer Media Audio, em entrevista ao M&P, a propósito dos primeiros meses de trabalho no mercado português, na sequência da aquisição, no final de maio, por parte do Bauer Media Group, do portefólio de rádios da Media Capital.
Em entrevista a ser publicada na primeira edição de setembro do Meios & Publicidade, Richard Dawkins fala sobre o mercado nacional, as sinergias que podem ser desenvolvidas entre a Bauer Media Audio Portugal e o resto do grupo na Europa, assim como a aposta no digital e as perspetivas do investimento publicitário para os próximos meses.
“Uma das razões pelas quais adquirimos o negócio em Portugal é porque acreditamos nas perspetivas de longo prazo para o mercado português. O país está a emergir de forma positiva do contexto pandémico e estou confiante de que enfrentará com resiliência quaisquer desafios económicos do futuro. A Bauer Media ainda tem uma presença muito recente no país, mas a nossa experiência até agora diz-nos que Portugal é um bom mercado para desenvolver negócios”, assegura o responsável máximo pela área de áudio do grupo Bauer Media.
“Acreditamos que a rádio e o áudio têm à sua frente um futuro brilhante. A transformação digital cria muitas oportunidades, seja em termos da disponibilização de áudio em novos dispositivos, como os smartspeakers ou a capacidade de os fornecedores de áudio criarem conteúdos, além do potencial para novos produtos que podem ser desenvolvidos para aprofundar as relações com os clientes publicitários. Somos apaixonados por inovação e queremos apoiar a equipa em Portugal a concretizar as oportunidades digitais que se perfilam e as ambições que têm para o negócio”, comenta Richard Dawkins, a propósito da estratégia da Bauer para o digital.
Recorde-se que a alienação do negócio de rádios da Media Capital à Bauer Media Audio, no montante de 69,6 milhões, gerou uma mais-valia de 46,5 milhões de euros para o grupo de Mário Ferreira.
Richard Dawkins integrou o Bauer Media Group em 2019 como chief operating officer do negócio de áudio, depois de mais de uma década na BBC onde chegou a COO da BBC Content. Em maio deste ano foi promovido a presidente da área de áudio do Bauer Media Group.