Os destaques da edição do M&P

Por a 11 de Agosto de 2022

Fique a par dos temas da mais recente edição do M&P, que está a chegar aos assinantes. Na capa o destaque vai para a entrevista ao CEO da McCann Lisboa, Luís Pereira Santos, a propósito das mudanças recentes na agência. Encontra ainda um artigo de fundo dedicado à retoma no setor das bebidas, assim como um apanhado das atividades das marcas nacionais no metaverso e nos NFT. Apresentamos ainda os 10 livros mais relevantes lançados este ano – para ler nas férias ou no regresso trabalho. Conheça os temas em pormenor.

Entrevista: “A agência tem vindo a crescer ininterruptamente desde 2016”

A McCann Lisboa apresenta agora uma tripla liderança criativa, com report direto ao CEO, deixando para trás a figura do chief creative officer. Em entrevista ao M&P, Luís Pereira Santos explica as mudanças na estrutura da agência, onde a área digital, tal como o design, passa a assumir-se como uma unidade de negócio autónoma.

10 livros para as férias (ou para o regresso ao trabalho)

Este ano já trouxe livros dedicados à História política e dos media portugueses, às transformações provocadas pela pandemia na gestão e comunicação, mas também um grand prix de design e uma ficção que resulta da primeira produção da Netflix em Portugal. Um best of das obras lançadas nos primeiros oito meses do ano.

Uma revista de “jornalismo de soluções” nascida em Coimbra

A Coimbra Coolectiva quer usar o jornalismo como ferramenta para envolver os cidadãos no debate público. Gonçalo Quadros, chairman do unicórnio português Critical Software, é o principal mecenas.

Quebrar barreiras na comunicação

A inclusão também passa por saber comunicar com o público surdo ou com deficiência. Jwana Godinho e Tiago Fortuna explicam por que criaram a AcessLab.

5 projetos que mostram como as marcas nacionais estão atentas ao mundo virtual

O potencial do metaverso tem sido seguido de perto pelas marcas, que vislumbram nos ambientes virtuais uma oportunidade para impactar os consumidores de forma inovadora. É também nesse sentido que têm procurado tirar partido da explosão dos NFT. Estes são alguns exemplos dessa tentativa de aliar criatividade e tecnologia para alcançar novos targets.

“Estamos muito bem posicionados na literacia financeira”

O novo diretor de marketing corporativo do Doutor Finanças, Fernando Rente, explica por que a produção de conteúdos é decisiva para chegar a novos clientes e como a comunicação interna teve de responder às novas formas de trabalho.

Especial: A retoma está aí e em força

O verão está a levar as marcas de bebidas a apresentarem vendas idênticas ou melhores que as registadas em 2019, último ano antes da chegada da pandemia. O investimento em publicidade também recuperou, mas há mudanças de hábitos e de estratégias.

Especial: Publicidade próxima de 2019 mas quotas mudaram

O investimento publicitário das marcas de bebidas está já próximo do registado antes da pandemia.

Um dia na vida de…

Marina Ramos, diretora de marketing estratégico e comunicação da RTP.

Hoje, mais do que nunca

Artigo de opinião de Rudolfo Nobre, senior strategist na Fullsix.

Netflix, um exemplo de adaptação

Artigo de opinião de João Paulo Luz, diretor de negócios digitais e publishing da Impresa.

Deixe aqui o seu comentário