Investimento global aumentará 8,3 por cento este ano mas será de 2,6 por cento em 2023
São as consequências da escalada inflacionista e da guerra na Ucrânia. O investimento publicitário mundial deverá crescer este ano 8,3 por cento para os 880,9 mil milhões de dólares, de acordo com a consultora britânica Warc. No entanto, para 2023, as perspectiva são de que o mercado global assista a um incremento de apenas 2,6 por cento. A consultora revê assim em baixas as perspetivas iniciais para o próximo ano, representando uma redução de quase 90 mil milhões de dólares em termos de potencial de crescimento mundial do mercado publicitário, tanto para este ano como para 2023.
Mesmo assim, a consultora destaca o desenvolvimento positivo dos grandes grupos publicitários mundiais no primeiro semestre deste ano, assim como as eleições intercalares dos EUA e o Mundial do Qatar, como eventos que mobilizam um forte investimento publicitário.
Em relação a setores do mercado, a Warc considera que, a nível global, áreas como as dos transportes, turismo, bebidas alcoólicas, financeira e automóvel irão estagnar ou contrariar em 2023, em termos de investimento publicitário. Já as áreas de tecnologia, eletrónica, farmácia, saúde e retalho deverão crescer.