Global Media garante que vai manter títulos em papel

Por a 29 de Agosto de 2022

O Global Media Group assegura que não vai descontinuar a publicação em papel de qualquer dos seus títulos, depois de o  maior acionista do grupo ter dito que a empresa estaria a ponderar abandonar a versão em papel de alguns títulos.

Kevin Ho, presidente da KNJ Investment Limited, empresa de Macau que detém 35,25 por cento do capital do Global Media Group (GMG), revelou esta sexta-feira à Lusa que o grupo estaria “a tentar reestruturar algumas das atividades principais e a apostar mais na digitalização”. Nas palavras de Kevin Ho, “haverá algumas revistas ou mesmo alguns jornais mais indicados do lado digital do que no papel”. “Com o custo do papel a atingir níveis cada vez mais elevados”, justificou, o grupo estaria “a analisar diferentes formas de, em primeiro lugar, reduzir custos, e de, em segundo lugar, aumentar as receitas”, disse à Lusa.

No entanto, esta sexta-feira ao final do dia, em comunicado, o Global Media Group garantiu que “não vai descontinuar nenhuma publicação em papel. A aposta no digital, assumida como prioridade estratégica do grupo, assenta na visão multiplataforma e de complementaridade entre suportes, sem colocar em causa a relevância dos formatos impressos na relação com os leitores e com os anunciantes”.  Na mesma nota, o grupo justifica as declarações de Kevin Ho: “Depois de dois anos de pandemia e de dificuldades criadas pela Guerra na Ucrânia, com reflexos no aumento exponencial do preço do papel, o contexto difícil dos media não pode deixar de ser motivo de preocupação e de reflexão por parte de todos os grupos de media, na procura de estratégias sustentáveis e de longo prazo para as marcas. É neste quadro que devem ser enquadradas as declarações de Kevin Ho”. O mesmo comunicado destaca que não há “qualquer mudança estratégica na continuidade de todas as publicações em papel do grupo”.

O capital do Global Media Group, responsável por títulos com o Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Dinheiro Vivo, O Jogo, Evasões ou Men’s Health, está distribuído pela KNJ Global Holdings Limited (35,25 por cento), Páginas Civilizadas Lda. (29,75 por cento), José Pedro Carvalho Reis Soeiro (24,5 por cento) e Grandes Notícias, Lda. (10,5 por cento).

Recorde-se que o Diário de Notícias regressou à periodicidade diária em papel a 29 de dezembro de 2020, após ano e meio como semanário.

(notícia atualizada com comunicado da Global Media)

Deixe aqui o seu comentário