Documentário luso-espanhol de quatro milhões de euros estreia esta quinta-feira (com vídeo)

Por a 11 de Agosto de 2022

O documentário Montado, uma produção luso-espanhola realizada por Joaquín Gutiérrez Acha, estreia esta quinta-feira nos cinemas. Trata-se de uma coprodução com apoio da RTP, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Portugal Film Commission/PIC Portugal, do Instituto do Cinema e das Artes Audiovisuais de Espanha, da TVE, Movistar e Ibermedia.

O filme centra-se no montado, ecossistema que ocupa um terço de toda a área florestal da Península Ibérica (56 por cento em Portugal e 44 por cento em Espanha). A produção é da Wanda Natura e da Ukbar Filmes. A narração é assegurada por Joana Seixas.

“É um documentário absolutamente inédito, porque rodámos durante três anos e porque nunca se fez um documentário de natureza com um orçamento tão significativo. O projeto está orçamentado em quatro milhões de euros”, disse Pandora da Cunha Telles, produtora da Ukbar Films, em declarações à Lusa.

O montado é considerado um dos 35 santuários mundiais da biodiversidade, tem 170 espécies de aves, 24 espécies de répteis e anfíbios e 37 espécies de mamíferos.

Deixe aqui o seu comentário