Como entrevistar um digital specialist
O desenvolvimento da digitalização transformou o mundo e os métodos de negócio não são exceção. A maioria dos colaboradores de uma organização possui algum conhecimento do mundo digital, mas sem especialistas muitas empresas começarão a ficar para trás. Nesta área, o conhecimento e as competências são, sem dúvida, mais importantes do que em qualquer outra.
O elevado nível de conhecimento necessário pode tornar a procura do candidato ideal difícil. Alguns títulos de funções podem ser um pouco enganadores, dando enfâse à experiência, em oposição ao real conjunto de competências. É por esse motivo que as chefias e recrutadores devem estar em sintonia relativamente aos requisitos da função. Estes pontos devem estar claros no descritivo da função, garantindo que a empresa atrai candidatos qualificados.
Encontrar um recrutador que compreenda as especificidades de uma função e as competências necessárias é essencial. Devem também possuir o conhecimento certo do setor. Pode confiar em determinada pessoa para encontrar os candidatos certos e apresentá-los. No entanto, após conhecê- los, é importante saber o que perguntar de forma a garantir que têm o nível correto de conhecimento e especialização para a função. Apresento algumas questões que uma chefia deve colocar numa entrevista com um digital specialist.
Tráfego Online
Primeiro deve fazer questões sobre o tráfego. Qual foi a estratégia do candidato para reduzir as taxas de rejeição? Peça para falar sobre o sucesso desse projeto. Como se direciona a influenciadores e melhora as visualizações das páginas? Descubra qual é a sua abordagem para vídeo, ou como aumenta o tráfego de websites. Faça também perguntas sobre campanhas pagas, affiliate marketing e conhecimentos de SEO.
Taxas de Conversão
As taxas de conversão são métricas extremamente importantes, por isso não se esqueça de abordar o tema. De que forma o candidato melhorou a otimização das suas campanhas de PPC? Descobriu porque motivo o site era consultado e o que influenciava a tomada de decisão dos utilizadores?
Retorno de investimento
Pergunte se o investimento feito se refletiu diretamente em vendas. Quantas leads adquiridas foram convertidas em vendas? O profissional deve demonstrar que sabe como investir de uma forma inteligente.
O formato
Após definir as questões para a entrevista, deve determinar o seu formato. Esta decisão deve depender da função e nível de experiência necessária. Por exemplo, um senior digital analyst pode precisar de fazer duas entrevistas e um teste rigoroso para que possa confiar nas suas capacidades. Isso contribui para que esteja seguro da sua decisão, especialmente quando pretende contratar um perfil permanente.
Para funções de content e copywriting, deve ser feito um teste rápido para avaliar as competências do candidato. Este teste deve permitir que o profissional demonstre competências de revisão, gramática e escrita. O seu desempenho, em conjunto com uma discussão de KPI e do seu sucesso, deve dar-lhe uma perspetiva clara sobre as qualificações do candidato. Após a entrevista, avalie os melhores candidatos e verifique se são adequados à função, pedindo eventualmente uma segunda opinião para reforçar a sua decisão.
Artigo de opinião de Joana Barros, marketing manager da Michael Page