Summer Tweets

Luís Mergulhão, CEO do Omnicom Media Group Portugal
Edson – A FCB Lisboa e o Edson Athayde tiveram este ano o maior galardão que os profissionais do nosso setor podem almejar na área da publicidade: um grand prix no Cannes Lions. Todos conhecemos o extraordinário valor do Edson, o seu enorme e versátil talento, a sua capacidade de saber constituir e congregar equipas coesas e talentosas, de reinventar a sua atividade profissional, de criar novas empresas (ou reinventar as já existentes), sabendo-se que, no que toca, sai um resultado que sobressai, e do qual as marcas beneficiam. Mas não só as marcas, todos nós, por termos a ventura de contarmos com ele, estando sempre ele “por aqui”, disponível, gentil, e com uma mente brilhante e serena. Parabéns, Edson!
Coragem e valores – A Altice, na parceria que fez com a Amnistia Internacional (AI) e que acabou por ser premiada em Cannes com um leão de ouro, mostrou bem o que uma empresa verdadeiramente empenhada em defender valores que são universais pode fazer. O mérito da Altice não advém apenas do apoio à AI, realizado a propósito da invasão da Ucrânia pela Federação Russa e seus aliados. O facto de ter aceite interromper uma das suas comunicações comerciais para passar uma mensagem de alerta e de premência, por muito dura que seja, nem todas as empresas ou marcas – neste caso o Meo – conseguem ter a coragem de o fazer. Daí o enorme valor e coragem dos seus líderes e profissionais. Parabéns, Altice!
Data e Analytics – O final do mês de junho foi palco do lançamento simultâneo no nosso mercado de duas consultoras especializadas em gestão e análise de informação digital, numa altura em que estas áreas, a cloud, data science, analytics, ad-tech, inteligência artificial e experiência do consumidor são cruciais, como é necessária a flexibilização das ofertas às marcas numa era de operações híbridas e de modelos in-house. Como se trata de operações de grupos internacionais agora numa fase de forte expansão internacional e me mantenho fiel ao princípio de não citar empresas do meu grupo nestes tweets, ficam aqui omissos os seus nomes e o da concorrência.
Short tweets:
Amazon – Estes lançamentos vêm colocar em foco a questão da Amazon, pois as empresas agora criadas posicionam-se como parceiros privilegiados do Google, e atuam no mercado como vendedores da sua tecnologia e soluções integradas. Mas valerá a pena ter em conta a posição estratégica mundial que a Amazon assumiu, sendo já o maior investidor publicitário nos EUA e o segundo maior (apenas antecedido pela P&G) em todo o mundo, para não falar da sua posição dominante em armazenamento na cloud, onde ocupa a primeira posição com 33 por cento do mercado mundial.
Ana Paula Costa – A verdadeira alma do Cannes Lions em Portugal, e profissional muito respeitada junto da sua organização, da Ascential Inc. e de Philip Thomas, o CEO da divisão I&E, teve este ano aquilo que se pode chamar um ano de ouro, coroando o seu impressionante trabalho de promoção dos festivais Lions e do trabalho e profissionais portugueses junto desses festivais.
Pedro Morais Leitão – A sua chegada ao grupo Media Capital, agora como administrador-delegado, é um sinal encorajador para o mercado, pelo seu conhecimento do mesmo e pelas capacidades de gestão sempre associadas a uma forte capacidade de diálogo e de construção de consensos, bem necessária numa gestão de um grupo de media, seja qual o país onde opere.
Galas – A do dinâmico (e criativo) Clube de Criativos de Portugal, sempre muito concorrida, no dia 7 de julho, e a do encerramento do Festival Anual dos Prémios Lusófonos da Criatividade, já próximo dia 21 de julho.
Artigo de opinião assinado por Luís Mergulhão, CEO do Omnicom Media Group Portugal