Media9Par prestes a fechar compra do Jornal Económico e do Novo

Por a 6 de Julho de 2022

A Media9Par, empresa do empresário angolano N’Gunu Tiny dono do Emerald Group, está em negociações para a aquisição do Jornal Económico e do semanário Novo, avançou o Jornal de Negócios, que assegura que os acordos deverão ser fechados nos próximos dias.

A compra dos dois jornais, atualmente detidos pela Megafin e pela Lapanews, respetivamente, insere-se na estratégia de N’Gunu Tiny de criar de um grupo de comunicação social lusófono de referência. De acordo com o Negócios, “os dois jornais irão passar por um reposicionamento visando a sua afirmação no espaço da lusofonia, com especial enfoque em temas como a transição climática e energética, a digitalização e a inovação social”.

Recorde-se que o Emerald Group criou uma subsidiária para concentrar os seus negócios na área da comunicação social, nomeadamente as revistas Forbes Portugal e Forbes África Lusófona. A Media9 Participações (Media9Par) nasceu com o objetivo de ser um player da comunicação social do espaço lusófono. As participações minoritárias do Emerald Group nos media não foram incluídas na Media9 Participações, como é o caso da participação no fact checker Polígrafo e no Viral (projeto que nasceu para combater a desinformação na área da saúde, a propósito da covid-19).

De acordo com informação disponibilizada pelos títulos, a Megafin Sociedade Editora SA, dona do Jornal Económico, tem como proprietários Luís Figueiredo Trindade (53%), Memorypack Unipessoal Lda (35%) e Filipe dos Santos Alves (6%). Já a Lapanews, proprietária do semanário Novo, é detida pela Abstract Sky S.A. (que tem como acionista de referência Miguel Côrte-Real) e a Lion Rock Investment Lda. (acionista de referência: Francisco Oom Peres).

Emerald Group quer novos projetos de media para espaço lusófono

Deixe aqui o seu comentário