O que os portugueses querem dos protagonistas da publicidade: honestidade, credibilidade e simpatia

Por a 22 de Junho de 2022

A “honestidade” e a “credibilidade” são os atributos que os portugueses mais valorizam nas figuras públicas que protagonizam campanhas publicitárias ou ações de sensibilização social. De acordo com os dados da edição de 2022 do estudo Figuras Públicas e Digital Influencers, produzido pela Marktest, estes foram os dois atributos que obtiveram a melhor classificação média (8.53) junto dos inquiridos, numa escala de 1 (nada importante) a 10 (muito importante).

Entre os 13 atributos analisados pelos inquiridos no estudo da Marktest, a “simpatia” surge como terceira característica (8.37) mais valorizada nos protagonistas de publicidade, ficando o top5 completo com os atributos “competência” e “reputação”. Entre todos os atributos avaliados, apenas a “beleza” e a “juventude” obtiveram um valor médio abaixo de 5.5, sendo assim os únicos que ficaram abaixo da ‘fronteira’ entre a valorização positiva e negativa.

Na análise pela perspetiva dos setores de atividade económica que recorrem a campanhas publicitárias, a “credibilidade” é, de forma esmagadora, o atributo mais valorizado nos protagonistas dos anúncios: nos 19 setores avaliados, a “credibilidade” é considerada o mais importante em 13, incluindo áreas como a Banca, Telecomunicações, Automóveis, Distribuição, Energia e Combustíveis ou Farmacêutica, entre outros.  Já quanto aos sectores de Higiene Pessoal, Produtos para Cabelo, Produtos para Rosto, Bebidas ou Eletrónica de Consumo, outros atributos foram mais valorizados.

Quando os inquiridos foram convidados a associar figuras públicas aos atributos que consideram mais importantes para protagonizar anúncios, houve sete personalidades que se destacaram, surgindo no topo do ranking de cada um destes atributos. Os nomes de Manuel Luís Goucha e de Cristiano Ronaldo foram os que mais vezes ocuparam esse lugar cimeiro na associação aos atributos analisados.

Manuel Luís Goucha destacou-se em atributos como “credibilidade” ou “maturidade”, enquanto Cristiano Ronaldo se destacou em “competência” ou “prestígio”, entre outros.  Ricardo Araújo Pereira na associação a “sentido de humor”, Sara Sampaio na “beleza”, Cristina Ferreira na “persuasão”, João Félix na “juventude” ou Catarina Furtado em “simpatia” foram também destacados pelos inquiridos neste estudo.

No acumulado de todos os atributos, Cristiano Ronaldo é a figura pública que os portugueses consideram ter melhor perfil para participar em campanhas publicitárias. De acordo com os dados do estudo, os restantes lugares do Top5 deste ranking são todos ocupados por figuras públicas com presença assídua na televisão: Cristina Ferreira, Catarina Furtado, Manuel Luís Goucha e Ricardo Araújo Pereira completam o leque de personalidades que os portugueses consideram ter melhor perfil publicitário.

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