Nova marca de merchandising de Trás-os-Montes
Chama-se Corguinho e apresenta-se como “a primeira linha de merchandising de autor” de Trás-os-Montes. A marca é assinada pelo designer Tiago Rodrigues, que em 2019 foi responsável pela linha de merchandising e identidade da Galeria do Paço, espaço cultural e loja oficial da Universidade do Minho, em Braga.
A nova marca, que disponibiliza numa fase inicial 14 peças, como t-shirts, canecas ou ímanes, “pretende celebrar e divulgar o que é genuinamente barrosão e transmontano, associando história e tradição a um design contemporâneo”.
“Em 2019 fui convidado pela então vice-reitora da Universidade do Minho para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins, a desenvolver duas linhas de merchandising para a loja que ia ser montada na ala nascente do histórico Largo do Paço, em Braga. É muito mais complexo do que parece à partida. Foi a partir desta experiência e conhecimento adquirido que me permitiu arriscar nesta nova aventura com a Corguinho, uma marca que pretende projetar uma nova imagem do interior ajudando na divulgação e promoção do Barroso e Trás-os-Montes”, refere Tiago Rodrigues.
Nesta fase, os produtos estão à venda online e em vários espaços do concelho de Boticas, como o Centro de Artes Nadir Afonso, Museu Rural de Boticas ou Boticas Parque.