Cunha Velho renuncia. Pedro Morais Leitão é o novo CEO da Media Capital

Por a 30 de Junho de 2022

Agora é oficial. Pedro Morais Leitão está de regresso à Media Capital e será o novo CEO do grupo dono da TVI e da CNN Portugal. A intenção de contratar o gestor, avançada por vários meios de comunicação social e assumida, no passado mês de fevereiro, pelo próprio presidente da Media Capital, Mário Ferreira, em entrevista ao M&P, é agora concretizada e oficializada pelo grupo num comunicado enviado à CMVM, onde se informa também que o conselho de administração deliberou “aceitar o pedido de renúncia ao cargo de administrador delegado da sociedade apresentado por Luís Cunha Velho”.

O mesmo documento indica ainda que foi “aprovado designar nesta data, por cooptação, nos termos do disposto no artigo 393.º n.º 3 b) do Código das Sociedades Comerciais, Pedro Morais Leitão como novo administrador delegado do grupo Media Capital, para o mandato em curso de 2020-2022”.

O gestor, que era até aqui CEO da Prio, regressa assim a uma casa que já conhece. Pedro Morais Leitão, recorde-se, desempenhou as funções de administrador da Media Capital Multimédia, tendo sido responsável pela fundação do portal IOL. A Sonae Distribuição, a consultora McKinsey ou o grupo LeYa são outras das empresas que fazem parte do percurso profissional de Pedro Morais Leitão.

“É obviamente um dos nomes que está em cima da mesa, eu pessoalmente gostaria muito que fosse”, comentava Mário Ferreira, numa entrevista concedida ao M&P no passado mês de fevereiro, sobre as notícias que apontavam o nome de Pedro Morais Leitão para suceder a Luís Cunha Velho.

“O conselho de administração agradece a Luís Cunha Velho todo o empenho e dedicação demonstrados no exercício do cargo e deseja ao novo CEO do grupo os maiores sucessos”, pode ler-se no comunicado endereçado pela Media Capital à CMVM esta quinta-feira ao final da tarde.

Cunha Velho, que foi diretor-geral da TVI, estava em funções “transitoriamente” desde novembro de 2020, altura em que assumiu interinamente a posição de CEO da Media Capital na sequência da entrada de Mário Ferreira no capital do grupo de media, do qual passou a ser o maior acionista. Em comunicado enviado à CMVM na altura, a dona da TVI e da CNN Portugal esclarecia que Luís Cunha Velho exerceria o cargo “transitoriamente” de modo a assegurar “tempo para que a nova estrutura acionista proceda à escolha de uma solução de gestão executiva definitiva”.

 

Deixe aqui o seu comentário