Bauer entra em Portugal focada no “futuro digital”
Negócio de 69,6 milhões de euros concluído. Bauer Media Audio Portugal herda da Media Capital Rádios a liderança das audiências
Confiança na equipa que encontrou na agora Bauer Media Audio Portugal e a aposta no digital. Foram estas as duas mensagens que Richard Dawkins, presidente de Audio do Bauer Media Group, deixou no evento que decorreu na semana passada no Capitólio e que assinalou a entrada do grupo em Portugal.
No dia 31 de maio, o Bauer Media Group anunciou a conclusão do processo de aquisição da Media Capital Rádios ao grupo Media Capital, num negócio avaliado em 69,6 milhões de euros. Agora foi a vez de juntar parceiros, agências e anunciantes para assinalar a mudança de acionistas e de denominação da empresa. “Este é um momento importante para a Bauer Media Audio, uma vez que damos as boas vindas da Bauer Audio Portugal à nossa família. Estamos muito entusiasmados por começarmos a trabalhar juntos. No nosso primeiro dia aqui, na semana passada, foi ótimo ver a vossa paixão e partilha de entusiasmo à medida que construímos o nosso futuro juntos”, disse Richard Dawkins.
“Estamos em Portugal porque amamos a rádio mas também estamos muito entusiasmados com o futuro digital. Pensamos que estamos preparados para crescer, tendo por base os excelentes serviços de rádio em direto”, disse. Dirigindo-se aos colaboradores da Bauer Media Audio Portugal, Richard Dawkins reforçou: “Acreditamos que todos os vossos planos são consistentes, bem estruturados e que têm um futuro brilhante”. A partir de agora “será business as usal”. “Vamos continuar a fazer ótima rádio, ótimo áudio digital e entregar valor aos nossos targets comerciais”, resumiu.
Já antes, quando ficou concluída a compra das rádios à Media Capital, o Bauer Media Group tinha defendido que o mercado português apresenta “fortes oportunidades de crescimento e inovação, nomeadamente em novos formatos digitais, segmentos de negócio pelos quais a empresa é reconhecida em toda a Europa”.
O portfólio da agora Bauer Media Audio Portugal inclui as estações Rádio Comercial, M80, Smooth FM, Cidade FM e Vodafone FM, que reúnem 27 licenças. Destas licenças, uma é de âmbito nacional, outra regional e 25 locais. No mais recente Bareme Rádio, a Comercial registou um novo máximo de audiências, ao alcançar os 20,9 por cento de audiência acumulada de véspera (AAV), com a concorrente RFM nos 19 por cento. A terceira estação mais ouvida do país continua a ser a M80 (7,7 por cento), enquanto a Cidade FM registou 4,7 por cento e a Smooth FM um por cento de AAV. Analisando os resultados por grupo de media, a liderança continuou a pertencer às rádios da agora Bauer (30,6 por cento), enquanto o grupo Renascença Multimedia está nos 27,1 por cento.
Já no NetAudience, a TSF seguiu em abril no primeiro posto, obtendo um alcance digital de 846 mil pessoas. No segundo posto aparece a RFM (614 mil pessoas), enquanto a Comercial fica na terceira posição (513 mil pessoas), ultrapassando a Renascença que em março ocupava esse lugar.
As contas de 2021 da Media Capital referentes ao segmento de rádio apontavam para uma recuperação nos rendimentos operacionais de 13 por cento, passando para os 18,4 milhões de euros. No ano passado, as receitas publicitárias das rádios recuperaram 12 por cento para cerca de 16,9 milhões de euros. Já o item Outros Rendimentos subiu 21 por cento, para os 1,5 milhões de euros. Os gastos operacionais mantiveram-se em linha com 2020, situando-se nos 10,6 milhões de euros. Feitas as contas, a performance financeira de 2021 da Media Capital Rádios resultou num EBITDA de 7,8 milhões de euros (+38 por cento face a 2020). O resultado operacional subiu 52 por cento para os 6,2 milhões.