SIC mantém liderança em Abril, TVI ganha prime-time e CMTV ultrapassa CNN

Por a 2 de Maio de 2022


A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em abril, o consumo televisivo em Portugal registou uma diminuição de 1.7% face a março de 2022.

A SIC mantém-se como a estação líder em audiências, terminando o mês de abril com uma quota de share de 17 % (menos 0.5 pontos percentuais face a março), ao passo que a TVI conseguiu manter o mesmo nível de share face a março 16.6%. A RTP1 registou uma diminuição de share de 0.9 pontos percentuais face a março, com 10.9% no mês de abril.

Nos canais Pay TV registou-se um aumento do share, mais 0.5 pontos percentuais em relação a março, no entanto há uma alteração da tendência que se tinha vindo a observar com o aumento das audiências nos canais de informação que fazem a cobertura do conflito na Ucrânia. Estes canais registaram uma perda de audiências de cerca de 19%. Os canais Pay TV de entretenimento registaram, por sua vez, um aumento de audiências e share, destacando-se principalmente a Fox com mais 25% de audiência média (e com um share de 1.9%, mais 0.4 pontos percentuais face a março), a Globo com mais 17% de audiência média (e com um share de 1.7%, mais 0.2 pontos percentuais versus março).

Dentro dos canais de informação, em abril a CMTV volta a conquistar a liderança perdida no mês de março com um share de 4%, ultrapassando a CNN Portugal (share 3.6%) e a SIC Notícias, que diminui 0.9 pontos percentuais versus março, com o share de 2.4%.

Em abril, os programas mais vistos foram eventos desportivos, nomeadamente os jogos da Taça de Portugal, FC Porto vs Sporting CP, e da Liga dos Campeões, SL Benfica vs Liverpool, que registaram na TVI um share de 38.4% e 39.1%, respetivamente. Neste mês, o futebol assegurou os primeiros três lugares do ranking dos programas mais vistos, incluindo Taça de Portugal e Liga dos campeões. O restante ranking é disputado pela TVI e SIC, sendo de destacar a emissão do Big Brother Famosos – O Vencedor, a liderar com 1 milhão 293 mil portugueses a ver. A SIC conquistou o 5º e 7º lugar no ranking de programas mais vistos com o jogo da Liga Europa, dia 14 de abril, e a emissão do programa Isto é Gozar Com Quem Trabalha, registando um share de 25.7% e 22.1% respetivamente. De destacar também a emissão de Festa é Festa III – Cruzeiro, que alcançou 1 milhão e 23 mil de espectadores e um share de 22.1%.

No que toca às audiências por período horário, em abril a SIC conseguiu liderar em mais períodos do que a TVI, ficando à frente no almoço (12h30 -14h30), nas tardes (14h30 – 18h30), no pré prime (18h30 – 20h) e no late night (24h-26h30) com um share de 22.9%, 15.2%, 16.2% e 17.3%, Este mês, a TVI foi líder no prime-time com um share de 19.7 %, mais 0.3 pontos percentuais relativamente à SIC. Esta liderou ainda as madrugadas e as manhãs, com um share de 10.1% e 13.6%, respetivamente.

Fonte: Initiative

Deixe aqui o seu comentário