Os influenciadores com maior notoriedade em Portugal

Por a 25 de Maio de 2022

A Pipoca Mais Doce (Ana Garcia Martins) continua a ser a influenciadora digital com maior notoriedade em Portugal, segundo o estudo Figuras Públicas e Digital Influencers, da Marktest.

De acordo com os resultados, 31,1 por cento dos inquiridos referiram A Pipoca Mais Doce. O ranking de respostas espontâneas apresenta nas posições seguintes o youtuber Wuant (Filipe Morgado Borges), com 10.4 por cento de respostas, e a humorista Bumba na Fofinha (Mariana Cabral), com 7.6 por cento de referências por parte dos inquiridos. Na comparação com a edição do ano passado deste estudo, Wuant ultrapassa assim Bumba na Fofinha no top 3 de influenciadores digitais com maior notoriedade espontânea.

De acordo com os resultados, apresentada uma lista de 40 nomes de influenciadores digitais aos inquiridos, A Pipoca Mais Doce foi novamente a personalidade que mais entrevistados neste estudo disseram conhecer, com 65.3 por cento de notoriedade sugerida. Mas neste critério surge uma novidade: Luís Franco-Bastos subiu à segunda posição, com 45.5 por cento de notoriedade sugerida, e Bumba na Fofinha (Mariana Cabral) manteve a terceira posição, com 43.9 por cento.

Outro indicador avaliado no estudo da Marktest é a empatia dos portugueses com as Figuras Públicas. No que respeita aos influenciadores digitais, dá-se a curiosidade de o Top3 de empatia ou identificação ser ocupado por três Guilhermes: Guilherme Cabral foi o influenciador que obteve o melhor resultado, com 7.11 pontos (numa escala de 1 a 10), entre os inquiridos que referiram conhecê-lo. Nas posições seguintes ficaram Guilherme Duarte (Por Falar Noutra Coisa) e Guilherme Geirinhas, com 7.04 e 6.74 respetivamente.

Comentários sobre marcas ou produtos

Questionados sobre a importância que os inquiridos atribuem aos comentários ou opiniões sobre uma determinada marca ou produto em blogues ou vlogs, o valor médio registado foi de 6.12 numa escala de 1 a 10, o que confirma a importância destas plataformas para as estratégias das marcas. O estudo também revela, de resto, que a opinião dos influenciadores para as opções de compra dos inquiridos foi classificada com um índice de 5.99, o que corrobora também a sua importância para os anunciantes.

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