NetAudience: Liderança digital permanece nas mãos da TVI

Por a 17 de Maio de 2022

Com um reach multiplataforma na ordem dos 3 milhões e 317 mil pessoas, a TVI manteve em abril o estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal. Apesar de registar um recuo face ao mês de março, quando recuperou a liderança do NetAudience com um reach de 3 milhões e 378 mil pessoas, a estação de Queluz segura a primeira posição, seguida novamente pela SIC, que em abril apresenta igualmente uma redução do número de pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais. A estação de Paço de Arcos apresenta, segundo o ranking da Marktest, um reach multiplataforma de 3 milhões e 179 mil pessoas no último mês, números que comparam com os 3 milhões e 364 mil pessoas alcançadas em março.

Apesar da estabilidade nas duas primeiras posições, há mexidas no top 3. O Correio da Manhã chega pela primeira vez este ano ao terceiro lugar, ultrapassando em abril o Jornal de Notícias. Na origem da troca de posições está uma subida no reach multiplataforma do diário da Cofina, a que se soma uma quebra no alcance digital do título detido pelo Global Media Group. Após ter registado em março um reach de 2,91 milhões de pessoas, o Correio da Manhã entra no top 3 com em abril com cerca de 3 milhões e 133 mil pessoas alcançadas no digital, recuperando o estatuto de líder entre os títulos de imprensa generalista que havia perdido para o Jornal de Notícias, regressado em janeiro após um ano de ausência dos títulos do Global Media Group deste estudo Já o Jornal de Notícias, que em março chegava a 3 milhões e 129 mil pessoas nas plataformas digitais, ficou no último mês abaixa da fasquia dos 3 milhões, com um reach próximo dos 2 milhões e 933 mil pessoas.

A encerrar o top 5 há igualmente mudanças. O Expresso, que ocupou a quinta posição ao longo de todo o primeiro trimestre, desce em abril ao sétimo lugar, trocando de posições com a Flash. O título de sociedade da Cofina, que apresentava em março um reach multiplataforma na ordem dos 2,4 milhões de pessoas, sobe até aos 2,47 milhões, enquanto o semanário da Impresa vê o seu reach recuar dos 2,74 milhões de pessoas para os 2,44 milhões de pessoas alcançadas em abril. Entre os dois títulos, na sexta posição, mantém-se a NiT, com uma ligeira descida dos 2,49 milhões para os 2,46 milhões de pessoas alcançadas.

Entre os títulos do segmento económico, a liderança mantém-se nas mãos do Jornal de Negócios apesar da quebra registada pelo título da Cofina, que passa de 1,45 milhões de pessoas alcançadas em março para 1,08 milhões em abril. Segue-se o Dinheiro Vivo, que recua das 797 mil pessoas em março para perto de 680 mil pessoas no último mês, mantendo-se à frente do Jornal Económico, que regista também uma diminuição do reach das 327 mil pessoas no mês anterior para cerca de 273 mil pessoas em abril. No segmento desportivo, a liderança pertence igualmente a um jornal detido pela Cofina. O Record segura a posição mas vê encurtar a vantagem que o separa de O Jogo ao recuar de aproximadamente 1,77 milhões para cerca 1,55 milhões de pessoas alcançadas. O desportivo da Global Media, que continua a ocupar a segunda posição, vê também o seu reach multiplataforma descer de 1,56 milhões de pessoas alcançadas em março para 1,49 milhões em abril, números que, ainda assim, o colocam mais próximo do líder. Segue-se o site MaisFutebol, que desce ligeiramente dos 1,11 milhões registados em março para 1,08 milhões de pessoas alcançadas no último mês.

Analisando os números das estações de televisão, além da TVI e da SIC, que ocupam os dois primeiros lugares no ranking geral, segue-se a RTP, que desce em abril da 13ª à 15ª posição, com um reach multiplataforma próximo de 1,3 milhões de pessoas, uma quebra face aos 1,62 milhões de pessoas alcançadas em março através das suas plataformas digitais. Entre as rádios, a TSF, que regressou ao ranking da Marktest em janeiro, mantém o estatuto de estação com maior alcance digital em Portugal apesar de registar uma quebra dos 1,03 milhões de pessoas alcançadas em março para cerca de 846 mil pessoas alcançadas em abril. No segundo posto segue a RFM, que vê o seu reach digital recuar das 866 mil pessoas para cerca de 614 mil pessoas alcançadas no último mês. A Comercial, apesar de descer das 533 mil pessoas para cerca de 513 mil pessoas alcançadas, sobe em abril ao terceiro lugar, ultrapassando a Renascença, estação que desce das 650 mil pessoas alcançadas em março para cerca de 442 mil no último mês.

Analisando os resultados por grupo de media, há novo líder em abril. Apesar de registar um recuo no seu reach multiplataforma, dos 4 milhões e 290 mil para cerca de 4 milhões e 195 mil pessoas, a Media Capital supera em abril os números do Global Media Group, que regista uma quebra mais acentuada, dos 4 milhões e 300 mil pessoas para os 4 milhões e 157 mil pessoas alcançadas pelas suas plataformas digitais no último mês. A Cofina volta a encerrar o top 3, fechando o mês de abril com um reach multiplataforma próximo dos 4,13 milhões, um ligeiro recuo face aos 4,14 milhões registados em março. A Impresa recua dos 4 milhões de pessoas alcançadas para aproximadamente 3,9 milhões em abril, ocupando uma vez mais a quarta posição. Seguem-se a RTP (1,3 milhões) e a Renascença Multimédia (1,02 milhões).

O ranking NetAudience apresenta desde maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: aproximadamente 5 milhões e 387 mil pessoas alcançadas em multiplataforma no último mês.

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