Conheça as vantagens e desvantagens da utilização da VPN

Por a 4 de Maio de 2022

Podemos usar a VPN para proteger e encriptar dados enquanto navega na internet e aplicações e entre dois ou mais dispositivos de forma segura e anónima.

Para instalar e utilizar uma VPN, necessita de software especial e poderá ter de configurar os seus dispositivos. Finalmente, usar uma VPN pode ser caro. A maioria das VPNs cobra uma taxa mensal e os custos podem aumentar com o tempo. Além disso, a VPN gratuita geralmente tem um problema. Isto inclui coisas como limites limitados de dados e velocidades lentas. Muitas VPNs gratuitas também escondem código malicioso que pode roubar os seus dados.

Uma VPN de alta qualidade pode resolver tudo isto. Como as VPNs fornecem um manto de invisibilidade entre o seu endereço IP e o mundo exterior, são naturalmente mais seguras. Isto significa que pode navegar na web com confiança, sabendo que todas as suas atividades online estão encriptadas. Com uma VPN de primeira categoria, pode aceder a websites bloqueados e alterar o seu endereço IP para qualquer servidor, em qualquer país suportado.

Vantagens da utilização da VPN

Oferece uma maior liberdade para navegar na internet, bem como proporciona uma maior proteção na ligação wi-fi pública.

Privacidade garantida, a principal ideia ao usar VPN é a proteção à privacidade. Onde a navegação se torna mais protegida e seria como se o acesso acontecesse em outro lugar do planeta. Assim, contribuindo para a publicidade indesejada chega-lhe. Assim como fortalece a proteção de dados, tornando o seu comportamento dentro de sites difícil de rastrear.

Outra vantagem, especialmente as VPNs de qualidade, é a oferta de uma maior proteção da segurança. Os serviços previnem ataques de vírus e malware. Alguns também têm centros que ajudam na compreensão mais precisa e detalhada de como aparece no mundo.

Incluímos algumas desvantagens ao usar uma VPN

As VPNs nem sempre são legais em todos os países.

As VPNs são totalmente ilegais em alguns países e noutros, a sua utilização é restrita. Entre os países que proíbem totalmente a utilização da VPN estão o Turquemenistão, a Bielorrússia, o Iraque e a Coreia do Norte. Os países que limitam o uso de VPN incluem os Emirados Árabes Unidos, China, Rússia, Irão, Omã e Turquia.

As VPNs não podem proteger-se contra phishing e malware.

Muitas pessoas acreditam que as VPNs são o melhor mecanismo de proteção de segurança. Infelizmente, não substituem um poderoso programa antivírus. Malware, adware e spyware ainda podem infetar o seu computador pessoal ou dispositivo portátil. O mesmo acontece com os ataques de phishing, mesmo que estejas a usar uma VPN.

As considerações de privacidade são outro problema que os utilizadores VPN precisam de resolver. A privacidade refere-se à forma como o fornecedor VPN utiliza as suas informações. Os reputados fornecedores de VPN não partilham a sua informação com terceiros, mas outros partilham.

É importante ler atentamente a política de privacidade dos fornecedores de VPN para garantir que não mantenham registos do seu comportamento de navegação e, portanto, não podem entregar nenhuma das suas atividades ao governo. Escolha sempre um prestador de serviços VPN sem registos.

Contrariamente à opinião popular, as VPNs não garantem o anonimato completo porque o prestador de serviços VPN pode ter registos da sua atividade de navegação. Isto pode ser na forma dos seus dados de registo on-line quando cria uma conta e descarrega o software ou registos guardados com fornecedores específicos.

Além disso, motores de pesquisa como Facebook, YouTube, Google e outros tendem a monitorizar a sua atividade online. Por isso, as impressões digitais do navegador, cookies e web crawlers devem ser consideradas na equação.

Vários serviços online impedem que os utilizadores da VPN se conectem. Quando se conecta a um website usando uma VPN, apenas para receber uma página em branco, é provável que os utilizadores de VPN tenham sido bloqueados. Dezenas de casinos online, sites noticiosos, sites governamentais, serviços de streaming de filmes e plataformas de ecommerce já impedem os utilizadores de se conectarem via VPN. Muitos sites tendem a proibir VPNs gratuitos porque são fornecedores de má qualidade cheios de vírus.

Perigos potenciais das VPNs

Depois de ligar o computador à Internet, são transmitidos online bits de dados pessoalmente identificáveis. Estes dados podem ser usados para rastrear a sua atividade on-line e expô-lo a adware perigoso, malware, vírus e cavalos de Troia. A navegação não encriptada dá aos hackers uma janela clara para as suas atividades online. Utilize as devidas diligências ao procurar fornecedores de VPN. Aprender mais sobre a VPN e como funciona é fundamental. Os utilizadores podem obter informações fascinantes lendo sobre os principais fornecedores

Por um lado, temos privacidade e segurança, mas por outro lado temos perda de velocidade de ligação, tornando-se uma desvantagem importante quando se utiliza VPN, outra desvantagem, sobretudo quando se utiliza a VPN é que pode tornar-se mais difícil estabelecer uma ligação normal à Internet. Temos de equilibrar as vantagens e desvantagens da utilização da VPN, pelo que cabe a cada utilizador avaliar a sua escolha de acordo com as condições e objetivos na contratação e instalação da VPN.

 

Deixe aqui o seu comentário