Bareme Rádio: Comercial com novo máximo e liderança reforçada
Após ter sido a primeira estação a superar a fasquia dos 20%, a Comercial regista novo máximo de audiências ao aproximar-se agora dos 21% de Audiência Acumulada de Véspera (AAV). A liderança sai também reforçada nesta segunda vaga do Bareme Rádio em 2022 já que a estação da Media Capital Rádios (MCR) vê a vantagem para a RFM, que era de apenas uma décima na vaga anterior, ampliada para 1,9 pontos percentuais. Ao alcançar agora os 20,9%, a Comercial reitera o estatuto de estação mais ouvida em Portugal ao crescer um ponto percentual face aos 19,9% obtidos na primeira vaga do estudo da Marktest em 2022 e deixa para trás o anterior máximo: 20,1% registados na despedida de 2021. Já a RFM, que na primeira vaga ficou a apenas uma décima da sua concorrente direta ao atingir os 19,8% de AAV, recua agora nove décimas para os 19%.
Na comparação com a vaga homóloga em 2021, ainda impactada por um segundo confinamento nos primeiros meses do último, ambas as estações apresentam crescimentos expressivos. Os números agora registados pela Comercial representam uma subida de 3,2 pontos percentuais relativamente aos 17,7% de AAV que apresentava nessa segunda vaga do último ano, enquanto a RFM cresce 2,7 pontos percentuais face aos 16,3% registados nesse altura.
A terceira estação mais ouvida do país continua a ser a M80, que mantém os mesmos 7,7% de AAV registados na vaga anterior. Números que permitem uma reaproximação por parte da Renascença, estação que vê a sua AAV subir dos 5,6% na primeira vaga para os 6,3% nesta segunda vaga. Um crescimento de sete décimas que encurta em igual valor a distância para estação do grupo MCR, que era de 2,1 pontos percentuais na vaga anterior e se situa agora em 1,4 pontos percentuais. Na comparação com os resultados alcançados na vaga homóloga em 2021, a M80 cresce quatro décimas face à AAV de 7,3% registada nessa altura, enquanto os 6,3% de AAV agora alcançados pela estação do grupo Renascença Multimédia estão em linha com os valores registados há um ano.
Com uma AAV de 4,7%, a Cidade FM volta a encerrar, pela quarta vaga consecutiva, o top 5 das rádios mais ouvidas no país. No entanto, os números da estação do grupo MCR traduzem um recuo de quatro décimas comparativamente aos 5,1% com que entrou em 2022. Pelo contrário, na comparação com o valor registado na vaga homóloga, há uma melhoria significativa. A Cidade FM cresce 1,6 pontos percentuais face à segunda vaga de 2021, altura em que se situava nos 3,1% e ocupava apenas o sétimo lugar.
A Antena 1 volta a ficar pela sexta posição, ficando agora a apenas uma décima do top 5. Com uma AAV de 4,6%, a estação regista uma subida de uma décima em relação à vaga anterior, embora este valor traduza ainda um recuo de quatro décimas face à AAV de 5% que há um ano colocava a Antena 1 na quinta posição. A Mega Hits segue na sétima posição mas vê aumentar a distância que a separa da estação do grupo RTP das cinco décimas para oito décimas ao recuar dos 4% registados na primeira vaga deste ano para os 3,8% nesta segunda vaga do Bareme Rádio em 2022. Um resultado ainda assim superior ao que a estação do grupo Renascença Multimédia registava na vaga homóloga, quando ocupava a oitava posição com uma AAV de apenas 3,1%.
Já a TSF, que há um ano se encontrava à frente da Mega Hits, surge agora na oitava posição com 3,6%, embora este valor represente um crescimento de uma décima em termos homólogos e de quatro décimas entre as duas primeiras vagas deste ano. A Antena 3, que permanece no nono lugar, sobe duas décimas entre vagas, passando de 1,7% para 1,9% de AAV. Um valor que representa ainda um crescimento de três décimas quando se analisam os números registados no mesmo período de 2021.
A encerrar o top 10, posição que na primeira vaga era dividida entre a Smooth FM e a Rádio Observador, está agora isolada a estação do grupo MCR. A Smooth FM sobe duas décimas, tanto face à última vaga como em relação à vaga homóloga, e apresenta agora uma AAV de 1%. Após ter entrado pela primeira no top 10 com uma AAV de 0,8%, a Rádio Observador regista igualmente uma subida mas de apenas uma décima, fixando-se nos 0,9%.
Analisando os resultados de audiência por grupo de media, a liderança continua a pertencer à Media Capital Rádios, que amplia nesta segunda vaga de 2022 a vantagem detida face ao grupo Renascença Multimédia. Os dois grupos, que na primeira vaga estavam separados por 2,8 pontos percentuais, apresentam agora uma diferença de 3,7 pontos percentuais. O braço radiofónico da Media Capital regista uma AAV de 30,6%, uma subida de em sete décimas face aos 29,9% da vaga anterior e um incremento de 3,5 pontos percentuais na comparação com os 27,1% registados na vaga homóloga em 2021. Já o grupo Renascença Multimédia recua duas décimas entre as duas primeiras vagas deste ano, passando dos 27,1% para os 26,9%. Na comparação com a vaga homóloga, a evolução é positiva já que os números agora alcançados traduzem um crescimento de 3,1 pontos percentuais face à AAV de 23,8% registada na segunda vaga do último ano. Com 6,5%, a RTP sobe uma décima relativamente à vaga anterior. Este valor representa, no entanto, um recuo de quatro décimas na comparação com a vaga homóloga, altura em que a rádio pública alcançava uma AAV de 6,9%.
A divulgação dos dados do Bareme Rádio passou a incluir também, a partir da primeira vaga de 2021, um conjunto de estações que não integram o top 10 das rádios mais ouvidas em Portugal. Como já referido, no 11º lugar surge, com uma AAV de 0,9%, a Rádio Observador. Seguem-se, empatadas com 0,7%, a Rádio No Ar e a Rádio Nova Era, com 0,6% a Estação Orbital, com 0,5% a Antena 2 e a Rádio Festival, e com 0,4% a Rádio Meo Sudoeste.
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