A influência do TikTok no panorama musical

Por a 16 de Fevereiro de 2022

O TikTok, que inicialmente se chamava de Musical.ly, é uma aplicação que permite a gravação e partilha de vídeos curtos, tendencialmente relacionados com memes, dobragens e humor. O TikTok utiliza inteligência artificial para analisar os interesses e preferências do utilizador através das suas interações com o conteúdo e exibe um feed personalizado para cada utilizador.

O crescimento foi exponencial desde o seu lançamento, no entanto, desde o início da pandemia da covid-19, o TikTok aumentou o número de utilizadores de forma extraordinária, dada a busca por formas alternativas de entretenimento, sem festivais, festas ou encontros de amigos o TikTok tornou-se numa das formas primordiais de influência musical e uma forma de entretenimento enquanto confinados. O crescimento tem sido de tal forma grande que segundo a Insider Intelligence, este ano, esta plataforma ultrapassará o Twitter e o Snapchat, tornando-se a terceira maior rede social do mundo.

Dado o seu foco na música, o TikTok tem alterado significativamente a indústria musical, tornando-se num player essencial que define tendências musicais e o sucesso dos novos artistas. As editoras e os artistas, embora renitentes no início, já criam planos de marketing específicos para o TikTok, incluindo a criação de coreografias para os utilizadores replicarem ou versos que podem viralizar. O sucesso das músicas utilizadas no TikTok, reflete-se nas plataformas de streaming como o Spotify ou em plataformas mais tradicionais como a lista Billboard.

Desde singles como Dreams do Fleetwood Mac (1977), a artistas como Doja Cat com a música Say So que usou a coreografia criada para o single na plataforma como seu videoclipe oficial até às artistas independentes como Tom Rosenthal, o TikTok potenciou a viralização da sua música e do seu trabalho.

O Tiktok tem no seu ADN a música, o seu segredo é o algoritmo avançado capaz de, com precisão, estabelecer os gostos musicais dos utilizadores e oferecer uma seleção de vídeos que vá de encontro às suas expectativas, gostos e moods. O TikTok está a tornar-se um forte influenciador musical e o mercado musical terá cada vez mais de se adaptar a esta nova forma de dar a conhecer globalmente músicas e artistas. A plataforma é plural e multifacetada, capaz de transformar o mundo da música através de um clique.

Artigo de opinião de Joana Carvalho, professora auxiliar da Universidade Portucalense Infante D. Henrique e investigadora REMIT – Research on Economics, Management and Information Technologies

Deixe aqui o seu comentário