NetAudience: TVI liderou alcance digital no último mês de 2021

Por a 31 de Janeiro de 2022

Após dois meses de liderança da Flash, a TVI recuperou em dezembro o estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal, registando um reach na ordem dos 3 milhões e 196 mil pessoas. Números que garantem à estação de Queluz o regresso à liderança do NetAudience, que não ocupava desde setembro, depois de ter ficado pela terceira posição em novembro, mês em que ficou pelos 2 milhões e 859 mil pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais, segundo dados do ranking da Marktest.

Num mês que ficou marcado pelo ataque informático aos sites do grupo Impresa, a segunda posição do ranking passou a ser ocupada pela SIC, que galgou três posições. Depois de ter ficado pelo quinto lugar em novembro, com um alcance digital de 2,61 milhões de pessoas, a estação de Paço de Arcos viu o seu reach multiplataforma crescer para perto de 2 milhões e 962 mil pessoas no último mês de 2021. Já a Flash, que liderou pela primeira vez o ranking da Marktest em outubro e segurou a posição em novembro, acaba o ano de regresso à terceira posição. O título da Cofina, liderado por Luísa Jeremias, vê o seu reach descer dos 3 milhões e 141 mil pessoas para perto de 2 milhões e 934 mil pessoas alcançadas.

O terceiro lugar do ranking, recorde-se, não tem tido ocupante fixo desde que o Jornal de Notícias, que durante muito tempo foi o terceiro meio mais lido no online, passou, tal como acontece com todas as outras publicações detidas pelo Global Media Group, a estar ausente do NetAudience, no início de 2021. O mesmo acontece com o Sapo. Ausências que, justificava a Marktest numa nota publicada juntamente com os resultados apurados em janeiro, “reflectem as dificuldades que todos sofremos em 2020”.

Com a subida da SIC ao segundo lugar, o top 5 fica agora completo com o Correio da Manhã e Expresso, que ocupam, respetivamente, a quarta e quinta posições do ranking da Marktest. O diário da Cofina, que mês anterior tinha chegado ao segundo lugar, vê o seu reach multiplataforma descer dos 2,91 milhões para os 2,88 milhões de pessoas alcançadas mas continua a ser o líder entre os títulos de imprensa generalista. Segue-se o semanário da Impresa, que mantém o seu alcance digital em linha com os valores registados no mês anterior: aproximadamente 2,69 milhões de pessoas alcançadas em dezembro.

Entre os títulos do segmento económico, a liderança continua a pertencer ao Jornal de Negócios, que regista um crescimento do seu reach, que passa dos 1,47 milhões de pessoas alcançadas no mês anterior para 1,51 milhões em dezembro, subindo uma posição do ranking geral, agora no 12º lugar. Segue-se o Jornal Económico, com um reach de aproximadamente 459 mil pessoas, uma quebra comparativamente às 508 mil pessoas alcançadas em novembro. O Record segue também na liderança do segmento desportivo, registando no último mês um reach multiplataforma na ordem dos 1,81 milhões de pessoas, uma subida face ao reach de 1,64 milhões de pessoas registado no mês anterior, subindo também da 11ª à 9ª posição no ranking geral. Na ausência de O Jogo, o desportivo da Cofina é seguido pelo site MaisFutebol, que alcançou em dezembro cerca de um milhão de pessoas, uma subida ligeira face às 985 mil pessoas alcançadas em novembro.

Além da TVI e da SIC, que ocupam os dois primeiros lugares no ranking geral, entre as estações de televisão segue-se a RTP, que sobe da 12ª à 11ª posição ao passar de um alcance digital de 1,61 milhões para 1,63 milhões de pessoas. Entre as rádios, a estação com maior alcance digital continua a ser a RFM, embora com uma diminuição do seu reach multiplataforma de 1,11 milhões para perto de 968 mil pessoas alcançadas. Num ranking que conta, recorde-se, com a ausência da TSF, o segundo lugar voltou a ser ocupado no último mês pela Renascença, que sobe das 576 mil pessoas alcançadas em novembro para cerca de 627 mil, seguida de perto pela Comercial, que viu o seu reach subir das 543 mil pessoas alcançadas no mês anterior para perto de 558 mil.

Analisando os resultados por grupo de media, a Cofina permanece líder, registando um crescimento ligeiro dos 4 milhões e 182 mil pessoas alcançadas em novembro para aproximadamente 4 milhões e 190 mil pessoas no último mês. Também a Media Capital sobe dos 3 milhões e 957 mil alcançadas em novembro para perto de 4 milhões e 88 mil pessoas alcançadas através das suas plataformas digitais no último mês analisado pelo ranking da Marktest. Na ausência do Global Media Group, que ocupava em dezembro de 2020 a segunda posição com um reach digital de 4,29 milhões de pessoas, o top 3 é agora encerrado pela Impresa, que subiu no último mês de 2021 para para os 3,9 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas digitais (estava nos 3,7 milhões no mês anterior). Seguem-se a RTP (1,63 milhões) e a Renascença Multimédia (1,5 milhões).

O ranking NetAudience apresenta desde maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,19 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

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