Sociedade portuguesa de capital de risco compra canal Euronews
A sociedade portuguesa de capital de risco Alpac Capital comprou o canal internacional Euronews. A Alpac ficou com a quota de 88 por cento até aqui detida pelo multimilionário egípcio Naguib Sawiris. Os restantes 12 por cento do canal com sede em Lyon (França) continuam nas mãos das televisões públicas dos países fundadores da Europa e Norte de África, que integram o projecto de notícias de âmbito europeu.
“A Euronews tem uma marca muito forte mas continua a ter muito potencial de crescimento no digital, e de se assumir como um canal europeu global de notícias”, disse ao Express o CEO da Alpac, Pedro Vargas David.
A aposta do canal passará agora por Bruxelas, centro das instituições europeias. “Queremos estabelecer-nos fortemente em Bruxelas, como uma NBC ou CNN em Washington”, descreveu Pedro Vargas David. Está prevista a contratação de mais jornalistas, aposta nos directos, novos estúdios e aposta no digital.
Segundo explicou o mesmo responsável ao Expresso, a quantia que a Alpac Capital destina à Euronews provém de um fundo “acabado de criar”, que junta investidores europeus, e que tem uma disponibilidade máxima de 250 milhões de euros.
A Euronews emite em 12 línguas, incluindo o português, chegando a 400 milhões de lares em todo o mundo.