Bantunem apresenta lista das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia

Por a 14 de Dezembro de 2021

A Bantunem, revista online dedicada à cultura negra da lusofonia, em parceria com as plataformas Mundo Negro e Inventivos (Brasil), Balai CV (Cabo Verde) e Nô Balur (Guiné-Bissau), publicou a Power List das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia.

Na lista das 100 personalidades encontram-se nomes como os da jornalista Conceição Queiroz, o cantor Dino D’Santiago, a artista Grada Kilomba, a deputada Joacine Katar Moreira, a apresentadora Mariama Barbosa, o cineasta Welket Bungué ou a atleta Patrícia Mamona. A lista inclui representantes de Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Brasil, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola.

“Estas 100 pessoas homenageadas são apenas um pequeno número representativo da excelência entre esta comunidade e que merece ser conhecida do grande público”, afirma Vanessa Sanches, co-fundadora da plataforma digital. “A Bantunem tem estado presente em vários eventos a nível internacional, sobretudo no campo artistico, e um dos principais feedbacks que temos tido é que não é fácil ter acesso ou sequer saber quem são estes profissionais porque não há divulgação nem promoção dos seus trabalhos, ou o que existe ainda é muito vago, seja a nível nacional ou da própria comunidade lusófona. Por isso, com este tipo de iniciativas, estamos a assumir essa responsabilidade e papel de difusor do talento negro lusófono”, acrescenta.

O evento de apresentação oficial desta primeira edição decorreu esta segunda-feira no Teatro São Luiz, em Lisboa. A iniciativa contou com o apoio da EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural).

Deixe aqui o seu comentário