2021: As agências e produtoras mais premiadas + As 10 campanhas do ano

Por a 30 de Dezembro de 2021

É a última edição do jornal Meios & Publicidade em 2021 e, por isso, está em destaque na capa o trabalho que analisa as agências e as produtoras mais premiadas ao longo do ano que agora termina. Apresentamos as equipas e perguntamos aos seus líderes como perspectivam 2022. Os espaços de opinião são assinados por Manuela Botelho (APAN), António Cunha Vaz (CV&A) e João Paulo Luz (Impresa). Conheça em pormenor os temas desta edição, que inclui uma entrevista ao presidente do Sindicato dos Jornalistas, Luís Filipe Simões, e uma investigação sobre anúncios ilegais permitidos pelo Facebook em Portugal.

Entrevista: “Ganhamos o mesmo que há 10 anos. É uma quebra salarial superior a 20 por cento”

Luís Filipe Simões, que assumiu este ano a presidência do Sindicato dos Jornalistas (SJ), analisa as condições de trabalho, o novo contrato colectivo, as pressões sentidas nas redacções e a dificuldade de o Orçamento de Estado acolher medidas para o sector.

Anúncios ilegais à solta no Facebook em Portugal

Anúncios com linguagem obscena, outros que violam direitos de autor, esquemas de crédito ilegais ou referência a marcas em anúncios alheios às empresas. No feed do Facebook são abundantes os anúncios à margem das leis portuguesas a surgir ao lado da publicidade de marcas nacionais.

Anunciantes pressionam redes sociais

Nos últimos anos, ciclicamente, os anunciantes fazem ouvir o seu descontentamento face às políticas de publicação de conteúdos por parte das redes sociais. Em 2020 várias multinacionais decidiram suspender a publicidade no Facebook, após denúncias de que a plataforma era um veículo de propagação de desinformação e de discurso de ódio.

O vazio legal das criptomoedas

O Facebook garante que anunciantes associados a criptomoedas têm de, previamente, apresentar um pedido de forma a validar que têm licenças ou um histórico público relevante sobre os seus negócios. Apesar dessas condições gerais, é possível que um utilizador português se depare com uma publicidade com uma referência à criptomoeda Whitebit, paga por um anunciante russo que remete para uma forma de contacto via Telegram.

Netflix da cultura portuguesa chega em Janeiro

A Letrasímpares conseguiu um financiamento de 190 mil euros que vai ajudar a arrancar com uma plataforma de streaming dedicada à cultura em Janeiro.

À procura de alternativa na rádio

O ex-director da rádio Radar Pedro Ramos fundou a Futura – Rádio de Autor, que conta com a participação de vários profissionais de renome.

As redes que nos envolvem cada vez mais

Estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest, mostra que portugueses passam já quase duas horas por dia nestas plataformas e que duplicou nos últimos 10 anos o número de redes onde têm perfil criado.

10 campanhas para recordar 2021

Chegou o momento das listas e esta começa com bifanas, hotdogs e mapas de Portugal, faz uma viagem até à produtora de Fernando Pessoa, que ganhou vida mais de um século depois, e termina, numa espécie de calendário do Advento, no Natal mais inclusivo de que há memória na comunicação de uma marca nacional. Num ano em que até um intervalo se transformou num dos projectos em destaque, aqui ficam 10 campanhas que foram notícia no M&P e que, por motivos diversos, todos eles subjectivos, merecem ser recordadas na despedida deste ano.

Os rostos de quem esteve na linha da frente da criatividade

Embora ainda sem a normalidade desejada, 2021 foi um ano em que pudemos voltar a reunir o sector em entregas de prémios e, ainda que de forma tímida, voltámos a celebrar o melhor trabalho criativo. A tradição continua a ser o que era e, como sempre, o M&P volta a reunir as equipas que mais se destacaram no mercado publicitário português ao longo do último ano, seja fisicamente ou no cada vez mais banalizado formato virtual. Numa altura em que o distanciamento continua a marcar o dia-a-dia, é tempo de ver de perto os rostos por trás das agências e produtoras que não perderam de vista os troféus nos principais festivais nacionais e internacionais nas áreas da criatividade, design, meios, comunicação e produção. Aproveitamos igualmente para desafiar os responsáveis de cada agência a antecipar as tendências que veremos ganhar tracção em 2022 e quais os maiores desafios que o próximo ano poderá reservar.

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