Sandra Felgueiras e Eduardo Dâmaso: mexidas nas direcções da Cofina
A saída de Sandra Felgueiras da televisão pública é dada como certa nos corredores da RTP mas ainda não foi oficializada internamente, sabe o M&P. Para esta sexta-feira está prevista a exibição do habitual programa semanal Sexta às 9. A responsável pelo programa de investigação da RTP, que estreou em 2012, chegou a acordo com a Cofina para ter uma dupla presença nos meios do grupo de Paulo Fernandes, assumindo protagonismo tanto na antena da CMTV como na direcção da revista Sábado.
A notícia de que a jornalista estará a caminho da Cofina, avançada esta quarta-feira pela revista Nova Gente, foi conhecida num momento em que os pormenores relativos à saída de Sandra Felgueiras da RTP ainda não estariam fechados. Fonte oficial da Cofina refere apenas ao M&P que “ainda não é o momento para comentar este assunto”. O M&P tentou contactar Sandra Felgueiras sem sucesso.
A transferência de Sandra Felgueiras para a Cofina terá implicações na direcção da Sábado, sabe o M&P. Eduardo Dâmaso, até aqui director da newsmagazine, irá assumir um novo posto na renovada direcção-geral editorial da Cofina. Extinta em Junho aquando da saída de Octávio Ribeiro do grupo de Paulo Fernandes, a estrutura, à data, englobava todos os meios da Cofina. A direcção-geral editorial regressou agora em Novembro, sob direcção de Carlos Rodrigues e abrangendo apenas a CMTV, o Correio da Manhã e a Sábado. Eduardo Dâmaso passará agora a director-geral editorial adjunto da estrutura. “A aposta continuada e de elevada exigência que o grupo tem colocado em matérias relacionadas com processos de investigação” foi uma das razões apontadas então pela Cofina, em comunicado, para recuperar a direcção-geral editorial, que agora exclui o Jornal de Negócios, o Record, a Máxima e a Flash. A Cofina apontava ainda outro argumento no mesmo comunicado: “Continuarmos a construir modelos que garantam a solidez dos processos, uniformidade nas abordagens e formas integradas de partilha”.
Actualmente a Sábado tem como director Eduardo Dâmaso, António José Vilela como director-adjunto, Carlos Rodrigues Lima como subdirector e Nuno Tiago Pinto como chefe de redacção.
A propósito do Sexta às 9 exibido na RTP1 na sexta-feira da semana passada, Sandra Felgueiras destacava no dia seguinte, na sua página de Facebook, o desempenho das audiências: “Podíamos ter sido vistos por dois ou três. É um facto. Mas fomos vistos por 760 mil e chegámos potencialmente a um milhão e 100 mil portugueses. Isto significa que além de importante, o nosso trabalho é muito, mas muito relevante”.