Raparigas da Bola entram em campo nos LIA e dão duas pratas à Havas Lisboa (com vídeo)

Por a 17 de Novembro de 2021

A campanha da Havas Lisboa que ocupou as capas dos três diários desportivos portugueses no day-after do Dia da Mulher para mostrar a diferença de exposição dada a homens e mulheres no desporto alargou o seu palmarés ao ser o único projecto nacional distinguido nos London International Awards (LIA). Depois de ter sido igualmente o único trabalho português premiado no Ad Stars, onde carimbou com seis troféus – um deles de ouro – um percurso internacional que havia começado com a presença nas shortlists em Cannes e no One Show, The Day-After-Women’s-Day Newspapers, venceu agora mais duas pratas. Design – Creative Use of Data e Print – Creative Use of Data foram as duas categorias em que o projecto, que deu corpo à iniciativa #ElasTabémJogam do grupo Raparigas da Bola, mereceu a distinção do júri da edição deste ano onde, além da Havas, esteve ainda outro trabalho nacional entre os finalistas: TUR4All da FCB Lisboa.

O conceito da campanha The Day-After-Women’s-Day Newspapers partiu de uma análise às notícias publicadas nos jornais desportivos no dia imediatamente após ser assinalada a data que chama a atenção para a luta pelos direitos das mulheres, onde se constata que, apesar de no Dia da Mulher ser dado destaque ao sexo feminino nas mais variadas áreas da sociedade, no resto do ano não será bem assim e a diferença de exposição persiste.

A análise revelou que, no dia após o Dia da Mulher, as mulheres praticamente não tinham espaço nas páginas dos jornais desportivos. A iniciativa #ElasTambémJogam surge para sublinhar essa falta de visibilidade, transformando todas as notícias publicadas dos três diários desportivos portugueses no dia 9 de Março num gráfico dividido em duas cores: uma para os homens e outra para as mulheres.

“As marcas dos jornais foram tapadas por um autocolante que nos convoca a partilhar notícias de atletas femininas, através do hashtag da campanha”, explicava a agência na altura, sendo que os gráficos resultantes deste projecto foram endereçados a jornalistas, influenciadores digitais e atletas para amplificar o alcance da acção.

Deixe aqui o seu comentário