NetAudience: Flash chega à liderança em Outubro

Por a 12 de Novembro de 2021

Luísa Jeremias, directora da Flash

Com um reach multiplataforma a rondar os 3 milhões e 228 mil pessoas, a Flash posicionou-se em Outubro como o meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal, sucedendo à TVI. A estação de Queluz, que liderava o NetAudience em Setembro com um reach na ordem dos 3 milhões e 578 mil indivíduos, registou no último mês perto de 3 milhões e 146 mil pessoas alcançadas através da suas plataformas digitais, de acordo com o ranking da Marktest. Embora traduzindo igualmente uma descida face aos 3,4 milhões de pessoas alcançadas em Setembro, os números da Flash garantiram assim a subida do título da Cofina à liderança. Na terceira posição volta a surgir o Correio da Manhã, diário generalista do mesmo grupo, com um reach multiplataforma de 3 milhões e 45 mil pessoas, números que representam também um recuo comparativamente aos 3,2 milhões de pessoas alcançadas em Setembro.

O terceiro lugar do ranking, recorde-se, não tem tido ocupante fixo desde que o Jornal de Notícias, que durante muito tempo foi o terceiro meio mais lido no online, passou, tal como acontece com todas as outras publicações detidas pelo Global Media Group, a estar ausente do NetAudience, no início deste ano. O mesmo acontece com o Sapo. Ausências que, justificava a Marktest numa nota publicada juntamente com os resultados apurados em Janeiro, “reflectem as dificuldades que todos sofremos em 2020”.

O top 5 fica completo com as duas marcas da Impresa, com a SIC a manter o quarto lugar do mês anterior ao subir novamente dos 2,56 milhões para os 2,72 milhões de pessoas alcançadas pelas suas plataformas digitais. O Expresso segue em quinto no ranking geral, sendo o segundo entre os títulos de imprensa generalista, com um reach multiplataforma de2,46 milhões de pesoas, uma descida ligeira face aos 2,48 milhões registados em Setembro.

Entre os títulos do segmento económico, a liderança mantém-se mãos do Jornal de Negócios, apesar de um recuo dos 1,53 milhões de pessoas alcançadas no mês anterior para perto de 1,49 milhões em Outubro, descendo da 11ª à 13ª posição do ranking geral. Segue-se o Jornal Económico, com um reach de 895 mil pessoas, uma evolução positiva face às cerca de 799 mil pessoas alcançadas em Setembro. A liderança do segmento desportivo permanece, da mesma forma, nas mãos do Record, que registou no último mês um reach multiplataforma na ordem dos 1,61 milhões de pessoas, uma descida relativamente ao reach de 1,85 milhões de pessoas registado no mês anterior, ocupando agora a 11ª posição no ranking geral (era oitavo em Setembro). Na ausência de O Jogo, o desportivo da Cofina é seguido pelo site MaisFutebol, que alcançou em Outubro perto de 950 mil pessoas, números que representam um crescimento relativamente às 860 mil pessoas alcançadas em Setembro.

Além da TVI e da SIC, que ocupam o segundo e quarto lugares no ranking geral, entre as estações de televisão segue-se a RTP, que desce da nona à 10ª posição ao passar de um alcance digital de 1,85 milhões para 1,69 milhões de pessoas. No segmento da rádio, a liderança continua a ser ocupada pela RFM, que vê o seu reach multiplataforma em Outubro regressar à fasquia dos 1,25 milhões de pessoas que alcançava no mês de Agosto após ter descido para 1,17 milhões em Setembro. Num ranking que conta, recorde-se, com a ausência da TSF, o segundo lugar foi ocupado no último mês pela Renascença, com cerca de 687 mil pessoas alcançadas, seguida de perto pela Comercial, com cerca de 496 mil.

Analisando os resultados por grupo de media, é a Cofina que continua a ocupar o lugar de destaque. Em linha com os números de Setembro, a dona do Correio da Manhã e da CMTV volta a registar em Outubro um reach multiplataforma na ordem dos 4 milhões e 373 mil pessoas. Valor que permite reforçar a liderança, já que a Media Capital recua dos 4 milhões e 285 mil pessoas alcançadas em Setembro para os 4 milhões e 131 mil pessoas alcançadas no digital no último mês analisado pelo ranking da Marktest. Na ausência do Global Media Group, que ocupava em Dezembro a segunda posição com um reach digital de 4,29 milhões de pessoas, o top 3 é agora encerrado pela Impresa, que subiu Outubro para perto de 3,74 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas digitais (estava nos 3,67 milhões no mês anterior). Seguem-se a Renascença Multimédia (1,8 milhões) e a RTP (1,69 milhões).

O ranking NetAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,1 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

Deixe aqui o seu comentário