Grupos de comunicação social portugueses estão a negociar com Google pagamento pela partilha de conteúdos

Luís Nazaré, director-executivo da Plataforma dos Media Privados
A Google está a negociar com os principais grupos de comunicação social portugueses uma remuneração pela partilha de conteúdos nas suas plataformas, à semelhança do que já acontece noutros países. “Em Portugal há vários publishers a negociar, há negociações avançadas e algumas em fase de conclusão. Decorreram da forma que se esperava: a Google é o player dominante do mercado e faz sentir esse peso”, afirmou Luís Nazaré, director-executivo da Plataforma de Meios Privados, em declarações ao Correio da Manhã.
A Plataforma de Meios Privados reúne os grupos de comunicação social Cofina, Global Media, Impresa, Media Capital, Público (Sonae) e Renascença Multimédia. Luís Nazaré não adianta se já houve grupos que chegaram a acordo ou quais os termos ou valores que estarão em causa.
Nos últimos meses têm-se sucedido, a nível internacional, os acordos entre o gigante tecnológico e vários meios ou associações do sector. Na semana passada a Google e a agência France-Presse (AFP) anunciaram um acordo, após 18 meses de negociações, em que a empresa tecnológica se compromete a pagar pela utilização dos conteúdos da agência nos últimos cinco anos no motor de busca. O montante que a AFP vai receber não foi divulgado.
No início do ano, a Google e a Alliance de la Presse d’Information Générale (APIG) chegaram a entendimento sobre a compensação dos publishers no âmbito dos direitos de autor e direitos conexos. Até então, a Google tinha apenas assinado acordos individuais com algumas publicações, como os diários Le Monde e Le Figaro.
A Google também aceitou no inicio do ano pagar pela informação produzida pelos títulos da News Corp. O acordo estabelecido com o gigante online anunciou será válido por três anos e prevê a remuneração pela utilização das notícias produzidas pelos títulos da News Corp, bem como o desenvolvimento de parcerias para a criação de uma plataforma de assinaturas, incentivos ao jornalismo de áudio e vídeo e a partilha de receitas publicitárias.
Em Março, a Google chegou a acordo com editoras e empresas de comunicação social de Itália para a remuneração pelo conteúdo jornalístico profissional. O acordo abrange empresas como RCS Media Group, Il Sole 24 Ore, Gruppo Monrif, Caltagirone Editore, Il Fatto Quotidiano, Libero, Il Foglio, Il Giornale ou Il Tempo e leva em consideração os direitos previstos no Artigo 15 da Directiva Europeia sobre Direitos de Autor. Os editores serão remunerados pelos conteúdos publicados pelo serviço News Showcase, que pretende privilegiar conteúdos informativos de qualidade.