Facebook muda critérios para criação de públicos-alvo para anúncios

Por a 10 de Novembro de 2021

A Meta, empresa dona do Facebook e do Instagram, vai alterar os critérios de targeting dos anúncios nas redes sociais. A informação consta de um post publicado no blogue Meta for Business, em que a empresa informa que está a bloquear os anunciantes de usarem opções detalhadas de segmentação de anúncios  de acordo com os interesses que o utilizador demonstra sobre religião, política, orientação sexual, raça ou questões de saúde. Continuará a ser possível escolher um grupo-alvo para a publicidade em função da idade, género ou localização.

“Nós ouvimos preocupações de especialistas de que opções de segmentação como essas poderiam ser usadas de maneiras que levariam a experiências negativas para pessoas em grupos sub-representados”, indica Graham Mudd, vice-presidente de marketing e publicidade da Meta. A empresa admite que “esta mudança pode ter um impacto negativo em algumas empresas e organizações”.

No passado, o Facebook esteve envolvido em várias controvérsias relacionadas com as suas ferramentas de targeting ou de acesso a dados. A empresa deixou, em 2018, de permitir o acesso a third-party data para o endereraçamento de anúncios, após o escândalo da Cambridge Analytica. Continuavam a ser frequentes as denúncias de anúncios de imobiliário, emprego ou acesso ao crédito, que excluam utilizadores da visualização dos anúncios, por questões de identidade ou afinidade racial ou multicultural.

Deixe aqui o seu comentário