Black Friday em Portugal: Mais compras online mas total abaixo de 2019

Por a 30 de Novembro de 2021

As compras online aumentaram de peso na Black Friday deste ano, de acordo com um estudo da SIBS, gestora da rede Multibanco, que adianta que o digital representa 18 por cento do valor total de compras electrónicas. No ano passado esse valor foi de 16 por cento.

Comparando com a Black Friday de 2020, este ano verificou-se um aumento de seis por cento no valor total de compras (físicas e online). Mesmo assim, ficou seis por cento abaixo dos valores de 2019. A SIBS adianta que, “apesar de o valor das compras online ter crescido 39 por cento de 2019 para 2021, este não foi suficiente para suportar a diminuição no valor das transacções em loja, que ficaram a menos 14 por cento”.

“Outro indicador que confirma uma cada vez maior digitalização dos pagamentos diz respeito às compras com telemóvel, tanto em loja como no canal online, sendo o MB Way o método preferencial, com a sua utilização a crescer oito vezes face a 2019 e cinco vezes face a 2020 nas compras em loja, e três e duas vezes nas compras online, respetivamente, em comparação com os anos anteriores”, refere a SIBS, que acrescenta, em nota de imprensa, que “os dados revelam ainda uma nova tendência de consumo, em que os portugueses tendem a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week, e já não esperam por sexta-feira (Black Friday)” como resultado “das campanhas comerciais que vão sendo cada vez mais antecipadas”.

Deixe aqui o seu comentário