Audiências Outubro: SIC reforça liderança

Por a 2 de Novembro de 2021

A análise de audiências de TV da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em Outubro a SIC reforçou a liderança de canais em Portugal, ao ter aumentado em +0.4 p.p. a sua quota de share vs. Setembro, atingindo 19.1%. Por sua vez, a TVI, que transmitiu os jogos a contar para a Liga dos Campeões e para a Taça de Portugal, recuou ligeiramente neste indicador (-0.7 p.p.) averbando 16.7%. Já a RTP1 verificou um crescimento de 0.6 p.p. e tornou-se no canal generalista que mais viu as audiências aumentar em Outubro, subindo até aos 11% de share. As emissões das partidas da Seleção Nacional de futebol e da caminhada gloriosa da Seleção Nacional de Futsal, que se tornou campeã do Mundo na Lituânia, alavancaram as audiências da estação de televisão pública.

Share (%) de canais – evolutivo mensal | Janeiro 2020 a Outubro 2021
Analisando o conjunto dos canais Pay TV, estes somaram uma quota de share de 35%, menos 0.5 p.p. face ao mês anterior. CMTV manteve-se líder nesta tipologia de canais ao atingir um share de 4.2%, seguindo-se a SIC Notícias com 1.9% e o canal Hollywood, que ultrapassou a Globo e ascendeu à 3.ª posição, com um share de 1.9%.

No mês em análise e tendo em conta a média de todas as emissões de cada programa, de destacar a derrota caseira do Benfica a contar para a Liga dos Campeões (TVI). Este foi o programa mais visto do mês, já que conseguiu juntar à volta da televisão, em média, mais de 2.2 milhões de portugueses e um share de 44.6%. Seguiu-se a goleada imposta pela Seleção Nacional ao Luxemburgo (5×0), transmitida pela RTP1. Os golos de Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e João Palhinha foram vistos por uma média de 1.9 milhões de telespectadores, a que correspondeu um share de 39.9%.

TOP 20 – Programas mais vistos em outubro de 2021
A completar o top 3 dos mais vistos esteve a emissão do jogo amigável da Seleção Nacional frente ao Qatar. A vitória por três bolas a zero registou uma audiência média de mais de 1.5 milhões de telespectadores e atingiu um share de 33%. Ainda no desporto, destaque para as partidas de Benfica e Sporting a contar para a Taça de Portugal (TVI) e para a caminhada vencedora da Seleção Nacional de Futsal (RTP1) que se sagrou campeã do mundo. O jogo decisivo do Mundial foi o 10.º programa mais visto do mês, ao ter juntado mais de 1.1 milhões de portugueses e um share de 27.2%.

Em outubro, de evidenciar ainda a transmissão SIC da noite dos Globos de Ouro, que alcançou uma audiência média de 1.2 milhões de telespectadores e um share de 26.1%. Destaque também para a estreia da nova temporada do The Voice Portugal (RTP1), que foi para o ar no dia 17 de outubro, sendo a estreia do programa mais vista desde a edição de 2017, ao ter atingido uma audiência média de 871 mil telespectadores.

TOP 10 – Canais | outubro 2021

Se observarmos as audiências por período horário, a TVI liderou nas madrugadas (02h30 – 7h30) e no late-night (00h-02h30) com um share de 10.2% e 17.7%, respetivamente. Já a SIC comandou os restantes períodos horários do dia. No período da manhã (7h30-12h30), o canal registou uma quota de share de 14.7%, nas horas de almoço (12h30-14h30) de 26.3%, durante as tardes (14h30 – 18h30) de 16.6%, no Pré-Prime (18h30 – 20h00) de 18% e no Prime-Time (20h00 – 00h00) de 22.3%.


Deixe aqui o seu comentário