NetAudience: TVI regressa à liderança no digital

Por a 13 de Outubro de 2021

A TVI voltou a ser, em Setembro, o meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal. Com um reach multiplataforma na ordem dos 3 milhões e 578 mil pessoas, segundo dados do NetAudience, a estação de Queluz superou o Correio da Manhã, título que liderava o ranking da Marktest desde Maio. O número de pessoas alcançadas pela TVI através das suas plataformas digitais cresceu no último mês relativamente ao reach de 3,1 milhões registado em Agosto, enquanto o diário da Cofina recua dos 3,3 milhões de pessoas alcançadas para um alcance digital, em Setembro, próximo dos 3,2 milhões. Números que levam a uma descida à terceira posição, com a Flash, também da Cofina, a ultrapassar o diário generalista do grupo, ao registar um crescimento dos 3,05 milhões de pessoas alcançadas em Agosto para perto de 3,4 milhões no último mês.

O terceiro lugar do ranking, recorde-se, não tem tido ocupante fixo desde que o Jornal de Notícias, que durante muito tempo foi o terceiro meio mais lido no online, passou, tal como acontece com todas as outras publicações detidas pelo Global Media Group, a estar ausente do NetAudience desde o início deste ano. O mesmo acontece com o Sapo. Ausências que, justificava a Marktest numa nota publicada juntamente com os resultados apurados em Janeiro, “reflectem as dificuldades que todos sofremos em 2020”.

A completar o top 5, as marcas da Impresa trocam de posições, com a SIC a subir ao quarto lugar graças a uma subida dos 2,45 milhões para 2,56 milhões de pessoas alcançadas pelas suas plataformas digitais. O Expresso passa a ocupar o quinto lugar no ranking geral, sendo o segundo entre os títulos de imprensa generalista, com um reach multiplataforma de 2,48 milhões de pessoas, um recuo face aos 2,56 milhões alcançados em Agosto.

O Jornal de Negócios segue na liderança entre os títulos do segmento económico, subindo dos 1,46 milhões para 1,53 milhões de pessoas alcançadas no último mês, mantendo a 11ª posição do ranking geral. Segue-se o Jornal Económico, com perto de 799 mil pessoas alcançadas em Setembro, uma evolução positiva face às cerca de 727 mil pessoas alcançadas em Agosto. A liderança do segmento desportivo permanece, de igual modo, nas mãos do Record, que registou no último mês um reach multiplataforma na ordem dos 1,85 milhões de pessoas, um crescimento relativamente ao reach de 1,75 milhões de pessoas no mês anterior, ocupando a oitava posição no ranking geral. Na ausência de O Jogo, o desportivo da Cofina é seguido pelo site MaisFutebol, que alcançou em Setembro perto de 860 pessoas, subindo face às 789 mil pessoas alcançadas em Agosto.

Além da TVI e da SIC, que ocupam o segundo e quarto lugares no ranking geral, entre as estações de televisão segue-se a RTP, que sobe da 12ª à nona posição ao passar de um alcance digital de 1,4 milhões de pessoas para 1,85 milhões. No segmento da rádio, a liderança continua a ser ocupada pela RFM, apesar de ver o seu reach multiplataforma recuar dos 1,26 milhões de pessoas no mês de Agosto para 1,17 milhões em Setembro. Num ranking que conta, recorde-se, com a ausência da TSF, o segundo lugar foi ocupado no último mês pela Renascença, com cerca de 611 mil pessoas alcançadas, seguida de perto pela Comercial, com cerca de 455 mil.

Na análise aos resultados por grupo de media, a liderança mantém-se nas mãos da Cofina. A dona do Correio da Manhã e da CMTV apresenta um reach multiplataforma na ordem dos 4 milhões e 373 mil pessoas, reforçando face aos números de Agosto, quando alcançava 4 milhões e 213 mil pessoas. A Media Capital também sobe, registando perto de 4 milhões e 285 mil pessoas alcançadas em Setembro, números que comparam com quase 4 milhões e 166 mil pessoas alcançadas no digital em Agosto. Na ausência do Global Media Group, que ocupava em Dezembro a segunda posição com um reach digital de 4,29 milhões de pessoas, o top 3 é agora encerrado pela Impresa, que registou em Setembro cerca de 3,67 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas digitais (estava nos 3,63 milhões no mês anterior). Seguem-se a RTP (1,85 milhões) e a Renascença Multimédia (1,65 milhões).

O ranking NetAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,1 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

Deixe aqui o seu comentário