Esta quinzena no M&P: Carlos Rodrigues, RadioDays e Contagious

Por a 21 de Outubro de 2021

Aumentar as vendas em papel e crescer em audiência na CMTV são dois objectivos assumidos por Carlos Rodrigues, director do Correio da Manhã e da CMTV desde Junho, na entrevista que está em destaque na capa desta quinzena do M&P. Trata-se de uma edição que inclui um Especial Rádio, com uma radiografia aos números do sector em Portugal e o balanço da conferência RadioDays Europe, que decorreu em Lisboa. Os artigos de opinião são assinados por Beatriz Casais (Universidade do Minho), António Cunha Vaz (CV&A) e João Paulo Luz (Impresa).

“Sem a CMTV a operação do CM seria hoje muito menor”

Carlos Rodrigues assumiu há quatro meses a liderança do Correio da Manhã e da CMTV. Em entrevista ao M&P traça os objectivos e analisa o mercado.

Especial Rádio: Radiografia à rádio nacional em números

Audiências, locais de escuta, alcance digital, investimento publicitário e podcasts mais ouvidos. Cinco indicadores que ajudam a sentir o pulso ao mercado de rádio em Portugal e às preferências de consumo de conteúdos áudio dos portugueses.

Especial Rádio: “Éramos uma empresa de rádio. Agora vemo-nos como uma empresa de áudio”

O player europeu Bauer, interessado em comprar as rádios da Media Capital, está a avançar com serviços premium de áudio. Próximo desafio: smart speakers.

Especial Rádio: Guerra à vista nos agregadores de podcasts

Devem as rádios reservar os podcasts para as suas próprias plataformas ou distribuir os conteúdos no máximo de suportes? Existem vários modelos em cima da mesa.

Especial Rádio: Expansão das marcas de rádio passa pelos palcos

A importância dos eventos ao vivo, quer do ponto de vista da expansão das marcas para lá dos formatos tradicionais em antena quer ao nível do próprio negócio, ficou bem patente na conferência que juntou no palco do RadioDays Europe os responsáveis dos três maiores grupos de rádio em Portugal. O objectivo era partilhar cases de inovação na rádio portuguesa e a escolha recaiu sobre os eventos.

Especial Rádio: À procura de pontes com ouvintes, meios e reguladores

Temas transversais às rádios europeias: reacção imediata à covid-19, igualdade de género e relação com os gigantes tecnológicos.

Especial Rádio: À procura do elixir da juventude

O rejuvenescimento da audiência é um dos desafios da rádio. Não há poções mágicas, mas alcançar os ouvintes mais jovens não é uma impossibilidade, como demonstram os casos de estações como FAJN Radio, TV3 & Catalunya Radio ou RFI. Algumas pistas para convencer os mais novos a sintonizar uma estação de rádio, mesmo que não seja em FM.

“Poucos clientes aprovam campanhas inovadoras”

A empresa inglesa Contagious, especializada em intelligence estratégica e criativa, passa a estar presente no mercado português. A dirigir o projecto está Tiago Barquinha, também responsável pela agência Mojobrands.

Atenção aos turcos

A Turquia é já o segundo maior produtor audiovisual do mundo, a seguir aos Estados Unidos. Portugal vai ficar à margem deste fenómeno de produção?

Um dia na vida de…

Carolina Afonso, directora de marketing & digital do Gato Preto.

A versão completa desta edição em formato e-paper e em papel é exclusiva para subscritores do M&P. Pode comprar apenas esta edição ou efectuar uma assinatura do M&P obtendo aqui o acesso imediato. Para mais informações contacte: Graça Dias – 215 825 426 – [email protected]

Deixe aqui o seu comentário