Netflix, Disney+ e HBO são os serviços de streaming preferidos dos portugueses
A subscrição de serviços de streaming já faz parte da rotina de cerca de um quarto dos portugueses (24%) e, na adesão a este tipo de plataformas, as preferências recaem maioritariamente sobre o Netflix, Disney+ e HBO. Estas são, segundo barómetro de streaming da Marktest, as plataformas OTT com maior volume de subscritores no mercado português, onde uma em cada quatro pessoas com 15 ou mais anos afirma já ter aderido a serviços de streaming, sendo que a maior fatia dos aderentes em Portugal, cerca de 45%, se enquadram nas classes A/B.
A primeira vaga do barómetro BStream, que avalia a notoriedade e consumo de serviços SVoD a operar em Portugal e de pacotes de operadores de telecomunicações, incluiu na análise os serviços de streaming Apple TV, Disney +, HBO, Meo Filmes e Series, Netflix, NOS Play, Opto SIC e Prime Video, além dos operadores de telecomunicações Meo, NOS, Nowo, Vodafone. Com perto de um terço dos clientes (32%) a aderirem a plataformas de streaming, a Vodafone surge em primeiro lugar no que diz respeito ao número de lares com subscritores deste tipo de serviços por operador de telecomunicações. Em sentido contrário, o barómetro da Marktest conclui que os lares subscritores de pacotes Nowo são os que menos aderem à subscrição de streaming (18%).
Na análise sociodemográfica à utilização das várias plataformas de streaming, a Apple TV surge como a plataforma com maior nível de utilização na classe A/B, onde concentra praticamente metade do seu universo de utilizadores, sendo esta, recorde-se, a classe que concentra igualmente a maior fatia de subscritores de serviços de streaming em Portugal (45%). No outro extremo encontra-se o serviço Meo Filmes e Séries, que tem 42% dos seus utilizadores na classe C2 e apenas 17% na classe A/B.
Ao nível das faixas etárias, o serviço da operadora de televisão da Altice apresenta “maior maturidade comparativa” já que tem 24% dos seus utilizadores entre os 45 e os 54 anos, que compara com uma média de 16% nas restantes plataformas. No escalão seguinte, entre os 55 e os 64 anos, verifica-se uma média de 17% dos seus utilizadores, contra uma média de 7% nesse mesmo escalão nas restantes plataformas. Já o Amazon Prime Video surge destacado em termos de género, sendo mais preferida pelo segmento masculino em comparação com as restantes, com uma média de 64% de utilizadores homens para uma média de 50% nas restantes plataformas.