NetAudience: Correio da Manhã lidera no alcance digital

Por a 14 de Setembro de 2021

Com um reach multiplataforma na ordem dos 3 milhões e 285 mil pessoas, o Correio da Manhã foi, em Agosto, o meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal. O título da Cofina Media lidera o ranking NetAudience, sendo seguido pela TVI, que no último mês alcançou perto de 3 milhões e 117 mil pessoas através das suas plataformas digitais, segundo dados da Marktest. O top 3 do ranking fica completo com a Flash, também da Cofina, que fechou o mês de Agosto com cerca de 3 milhões e 54 mil pessoas alcançadas no digital.

O terceiro lugar do ranking, recorde-se, não tem tido ocupante fixo desde que o Jornal de Notícias, que durante muito tempo foi o terceiro meio mais lido no online, passou, tal como acontece com todas as outras publicações detidas pelo Global Media Group, a estar ausente do NetAudience desde o início deste ano. O mesmo acontece com o Sapo. Ausências que, justificava a Marktest numa nota publicada juntamente com os resultados apurados em Janeiro, “reflectem as dificuldades que todos sofremos em 2020”.

O Expresso ocupa o quarto lugar no ranking geral, sendo o segundo entre os títulos de imprensa, com um reach multiplataforma de 2,56 milhões de pessoas, enquanto a SIC, igualmente detida pelo grupo Impresa, encerra o top 5 com 2,45 milhões de pessoas alcançadas pelas suas plataformas digitais.

O Jornal de Negócios lidera entre os títulos do segmento económico, com aproximadamente 1,46 milhões de pessoas alcançadas no último mês, ocupando a 11ª posição do ranking geral, seguindo-se o Jornal Económico, com cerca de 727 mil pessoas alcançadas em Agosto. A liderança do segmento desportivo permanece nas mãos do Record, que registou no último mês um reach multiplataforma a rondar 1,75 milhões de pessoas, ocupando a nona posição no ranking geral. Na ausência de O Jogo, o desportivo da Cofina é seguido pelo site MaisFutebol, que alcançou em Agosto perto de 789 mil pessoas

Além da TVI e da SIC, que ocupam o segundo e quinto lugares no ranking geral, entre as estações de televisão segue-se a RTP, que surge na 12ª posição com um alcance digital de 1,4 milhões de pessoas. No segmento da rádio, a liderança é ocupada pela RFM, com um reach multiplataforma de 1,26 milhões de pessoas no mês de Agosto. Num ranking que conta, recorde-se, com a ausência da TSF, o segundo lugar foi ocupado no último mês pela Renascença, com quase 604 mil pessoas alcançadas, seguida de perto pela Comercial, com cerca de 580 mil.

Analisando os resultados por grupo de media, a Cofina a liderança pertence à Cofina. A dona do Correio da Manhã e da CMTV apresenta um reach multiplataforma de aproximadamente 4 milhões e 213 mil pessoas, enquanto a Media Capital regista perto de 4 milhões e 166 mil pessoas alcançadas no digital. Na ausência do Global Media Group, que ocupava em Dezembro a segunda posição com um reach digital de 4,29 milhões de pessoas, o top 3 é agora encerrado pela Impresa, que registou em Agosto cerca de 3,63 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas digitais. Seguem-se a Renascença Multimédia (1,75 milhões) e a RTP (1,4 milhões).

O ranking NetAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,06 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

Deixe aqui o seu comentário