Deco Proteste quer acabar com segundas embalagens desnecessárias

Por a 14 de Setembro de 2021

A Deco Proteste está a lançar uma campanha que apela ao fim do sobre-embalamento desnecessário de vários produtos, como latas de conserva, legumes ou pasta de dentes. A iniciativa #ExijoForaDaCaixa pretende recolher exemplos que permitam trabalhar junto das marcas para construir soluções mais sustentáveis e alterar as suas práticas actuais.

A associação de defesa do consumidor assegura que existem 1050 toneladas de embalagens desnecessárias, sendo que 86 por cento destas embalagens são compostas papel ou cartão.

“Existem muitos produtos em que as segundas embalagens são completamente desnecessárias porque na verdade não são essenciais ao nível da preservação ou proteção dos produtos e exigem o consumo de mais recursos naturais e de energia na produção, transporte e distribuição, acabando por serem descartados, muitas vezes, mal chegamos a casa”, acusa Elsa Agante, team leader de energia e sustentabilidade da Deco Proteste. A mesma responsável argumenta que é possível “reduzir os impactos ambientais associados aos produtos que compramos, se trabalharmos junto das marcas para que estas abandonem esta prática e com o governo para que o regule. Será também importante relembrar as marcas que as embalagens excessivamente grandes, que apenas servem para questões de marketing, devem ser abandonadas porque aumentam o impacto ambiental dos produtos”.

Deixe aqui o seu comentário