Associação Salvador quer colocar acessibilidades na agenda dos candidatos às autárquicas

Por a 21 de Setembro de 2021

“Ponha-se no nosso lugar” é a mensagem dirigida pela Associação Salvador aos candidatos às eleições autárquicas com o objectivo de colocar na agenda o “problema flagrante de acessibilidades existente nas cidades de Norte a Sul do país”. “Quando mais de 70% das câmaras municipais não têm qualquer Plano de Acessibilidades implementado, é sinal de que ainda há um longo caminho a percorrer. Esta realidade é extremamente preocupante”, alerta Salvador Mendes de Almeida, presidente e fundador da associação, sublinhando ser “urgente que os próximos quatro anos tragam políticas locais concretas de combate à profunda exclusão social e ao isolamento destas pessoas nas diferentes cidades do país”.

É neste contexto que surge a campanha criada pela 9 Creative Connected Communication, focada nos meios digitais, activações e relações públicas, no âmbito da qual os candidatos também desafiados a percorrer de cadeira de rodas algumas artérias da cidade de modo a “sentirem na primeira pessoa os obstáculos constantes que estas apresentam”. “Esta campanha pretende, num período de reflexão eleitoral, deixar bem claro, com números e factos muitas vezes inacreditáveis, que o problema das acessibilidades não pode continuar a ser ignorado pela sociedade e muito menos pelos responsáveis autárquicos”, explica Frederico Roquette, director criativo da agência.

A decorrer em paralelo com reuniões realizadas com os candidatos às principais câmaras municipais do país, com o objectivo de “perceber quais as medidas que estão a ser pensadas nos diferentes programas e, ao mesmo tempo, alertar para os problemas existentes e propor possíveis soluções”, a campanha inclui ainda a criação de um Provedor das Acessibilidades, através do qual a associação pretende “apresentar aos diferentes candidatos o seu expertise nessa matéria, desafiando-os a ‘colocarem-se no lugar destas pessoas’”.

Deixe aqui o seu comentário