Rubrica Bom Português da RTP tem nova edição em livro

Por a 30 de Agosto de 2021

Bom Português, rubrica televisiva dedicada à língua portuguesa emitida no programa Bom Dia Portugal desde 2003, volta a saltar da antena da RTP para páginas de um livro pela mão da Porto Editora. “Devo confessar que é motivo de orgulho e satisfação para mim sentir a adesão das pessoas, na rua, a uma causa tão nobre como a da preservação da língua portuguesa”, escreve, no prefácio, a jornalista Carla Trafaria, apresentadora do programa Bom dia Portugal, recordando que “todas as manhãs, o Bom Português entra nas casas de milhares de famílias e, com o passar do tempo, acabou por dar lugar a uma espécie de competição saudável para se ver, afinal, quem melhor domina a língua portuguesa”.

A Porto Editora, recorde-se, assume, desde 2004, a responsabilidade sobre os conteúdos da rubrica que vai para o ar todas as manhãs na estação pública. Com este projecto, o objectivo passa por levar esses conteúdos para o formato impresso, assegurando que o espírito da rubrica televisiva se mantém “bem presente no livro Bom Português”. Com lançamento agendado para esta quinta-feira na Feira do Livro de Lisboa, o livro promete “a resposta certa para cada dúvida, onde se encontram esclarecidas as questões mais comuns de ortografia, gramática, acentuação ou vocabulário que fazem hesitar até os mais confiantes, sem esquecer os erros de palmatória e os lapsos tão frequentes que chegam a passar por regra”.

Esta é a terceira vez que o formato televisivo chega às páginas de um livro desde que a rubrica Bom Português se estreou na antena da RTP em 2003, num conceito criado por Luís Castro, então coordenador do programa Bom Dia Portugal, com apoio de Carlos Albuquerque, que apresentava o programa. É a partir de Dezembro de 2004 que a rubrica passa a ter os seus conteúdos assegurados através da parceria com a Porto Editora, da qual resultou a primeira edição do livro Bom Português, em 2009, além de uma segunda edição exclusivamente dedicada ao Acordo Ortográfico.

Deixe aqui o seu comentário