Parlamento polaco aprova lei que pode limitar presença do grupo Discovery no país

Por a 16 de Agosto de 2021

O Discovery “informou o Governo polaco de que interporá uma acção judicial com base num tratado bilateral sobre os investimentos entre os Estados Unidos e a Polónia”, anunciou a empresa em comunicado citado pela Lusa.

O parlamento polaco aprovou na semana passada uma lei que poderá proibir as empresas localizadas fora da zona económica europeia de possuir uma participação maioritária nos meios audiovisuais polacos. A lei foi criticada por Washington e Bruxelas e desencadeou grandes manifestações em favor da liberdade da imprensa na Polónia, destaca a Lusa.

O governo polaco afirma que a lei tem por objetivo impedir as potências externas de exercer uma influência injustificada no país. Segundo os observadores, a lei é sobretudo dirigida contra o grupo polaco TVN, um dos raros a mostrar-se crítico em relação ao Governo e que é controlado pelo Discovery. Como refere a Lusa, a lei obrigará o Discovery, que detém a totalidade da TVN, a vender 51 por cento do grupo. A TVN é considerada um dos maiores investimentos norte-americanos na Polónia.

Deixe aqui o seu comentário