Google vai limitar segmentação de publicidade a menores de 18 e acaba com vídeos de unboxing ou promoções no YouTube Kids
O Google anunciou várias medidas que pretendem tornar a experiência dos utilizadores menores de 18 anos mais segura, com impacto na segmentação de anúncios.
As agências e os anunciantes já não poderão segmentar publicidade para pessoas menores de 18 anos com base em sua idade, sexo ou interesses. Como destaca o Meio e Mensagem, apesar de o YouTube Kids já não permitir anúncios ou product placement pago, a versão da plataforma para crianças também terá conteúdos “extremamente comerciais” removidos, como vídeos de unboxing ou que incentive crianças a gastarem dinheiro. No YouTube, por defeito, os vídeos publicados por menores de idade só ficarão disponíveis para o próprios utilizadores e outras contas que os próprios escolherem.
O Google só permite a criação de contas a crianças a partir dos 13 anos. “Embora já disponibilizemos uma variedade de opções de remoção para as pessoas que utilizam a pesquisa Google, as crianças correm um risco especial quando se trata de controlar as suas imagens na internet. Nas próximas semanas, vamos apresentar uma nova política que permite que qualquer pessoa com menos de 18 anos, ou os seus pais ou tutores, solicite a remoção das suas imagens dos resultados de imagens da Google”, adiantou a empresa em comunicado, destacando que “alguns países estão a implementar regulamentações nesta área e, à medida que cumprimos estas regulamentações, continuamos em busca de novas maneiras de desenvolver experiências consistentes de produto e controlos de utilizador para as crianças e adolescentes de todo o mundo”.