Sábado e Marktest vão “avaliar a percepção dos consumidores em relação às marcas”

Por a 19 de Julho de 2021

“Powerful Brand – Marcas com valor” será um estudo anual “que procura tangibilizar novas dimensões de análise, em métricas que nos permitirão avaliar a percepção dos consumidores em relação às marcas”. “Esperamos conseguir cumprir este nosso propósito, inovando, e que este novo desafio se traduza num contributo positivo para o mercado”, prossegue Bárbara Gomes, directora de estudos sectoriais da Marktest, sobre o projecto que resulta de uma iniciativa conjunta com o grupo Cofina, através da newsmagazine Sábado.

O estudo, assente numa amostra de duas mil entrevistas, promete analisar mais de 300 marcas, em mais de 80 categorias de produtos e serviços, com o objectivo de identificar as marcas mais poderosas com base em 10 indicadores de análise associados a dimensões da inovação, sustentabilidade e propósito de cada marca: ética, relevância, compromisso, consideração (marca que consideraria escolher), confiança, liderança, sustentabilidade, contributo (impacto na sociedade), inovação e recomendação (marca que recomendaria).

“A Marktest será a responsável pela recolha da informação deste novo estudo, que irá definir uma marca vencedora por cada uma das categorias”, refere-se em nota de imprensa, onde se antecipa que “a marca que ocupar o primeiro lugar do ranking na respectiva categoria será uma Powerful Brand”. A cargo da Sábado ficará a divulgação do projecto, a par da organização de conjunto de webinars para debater temas relacionados com o valor das marcas, sendo que os distinguidos serão anunciados numa cerimónia de entrega de prémios que deverá ter lugar no final deste ano.

“A notoriedade e liderança da marca Sábado e a credibilidade e independência da Marktest contribuem de uma forma única para lançarmos uma iniciativa completamente inovadora e com um rigor de análise ímpar, numa altura em que o mercado precisa desta distinção”, afirma Isabel Rodrigues, directora-geral de marketing e desenvolvimento digital da Cofina Media.

O primeiro webinar, que assinala o lançamento da iniciativa, terá lugar esta terça-feira pelas 14h, com um painel de debate composto por Eduardo Dâmaso, director da Sábado, Bárbara Gomes, directora de estudos sectoriais da Marktest, Edson Athayde, CEO da FCB Lisboa, Isabel Rodrigues, directora-geral de marketing e desenvolvimento digital da Cofina Media, e Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.

Deixe aqui o seu comentário