Prémio Design de Livro 2021 para colectivo Atlas Projectos

Por a 21 de Julho de 2021

O colectivo editorial Atlas Projectos venceu o Prémio Design de Livro 2021, pelo design do catálogo da exposição “Mutações. The last poet”, de Joana Escoval, publicado pelo Museu Berardo. Os resultados foram divulgados pela Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB).

O júri que avaliou as inscrições destacou “a escolha eco-consciente dos papéis, o pormenor do trabalho tipográfico, complementado pelo desenho de uma tipografia original por mutação algorítmica, estão em perfeita sintonia com o trabalho da artista que o livro apresenta”.O coletivo Atlas Projectos, presente em Lisboa e Berlim, foi fundado em 2008 pelos artistas André Romão, Gonçalo Sena e Nuno da Luz.

Na quarta edição do Prémio Design de Livro foram também atribuídas menções especiais ao catálogo “Lendo Resolve-se: Álvaro Lapa e a Literatura” (Culturgest), com design do Studio Maria João Macedo, e ao livro “Ma vie va changer” (Ghost Editions), de Patrícia Almeida e David Alexandre Guéniot, com design de Marco Balesteros.

O Prémio Design do Livro foi criado em 2017 pelo Ministério da Cultura, com o objectivo de “valorizar áreas de criação diretamente ligadas à produção do livro na sua qualidade de objecto físico”. A organização escolheu 14 livros candidatos, incluindo o vencedor e as menções especiais, para participarem no prémio internacional Best Book Design All Over the World 2022, da fundação alemã Stiftung Buchkunst.

Deixe aqui o seu comentário