NetAudience: Correio da Manhã segura liderança no digital

Por a 12 de Julho de 2021

Após ter assumido em Maio a liderança no digital pela primeira vez em 2021, o Correio da Manhã conseguiu manter-se à frente da TVI em Junho, mês em que ambos registam um recuo no alcance digital das suas plataformas face ao mês anterior. Com um reach multiplataforma a rondar os 3 milhões e 719 mil pessoas em Maio, o Correio da Manhã desce para os 3 milhões e 383 mil em Junho mas mantém o estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal. A TVI, que liderou o ranking NetAudience nos primeiros quatro meses do ano, volta a ficar pelo segundo lugar ao descer também dos 3 milhões e 461 mil pessoas alcançadas em Maio nas suas plataformas digitais para cerca de 3 milhões 283 mil pessoas em Junho, segundo dados da Marktest.

Pela primeira vez desde o início deste ano, a última posição do top 3 tem o mesmo ocupante em meses consecutivos. A SIC, que repetiu em Maio o terceiro lugar alcançado em Janeiro, manteve em Junho o estatuto de terceiro meio de comunicação com maior alcance no digital, crescendo dos 2,43 milhões de pessoas alcançadas para perto dos 2,81 milhões. O terceiro lugar do ranking, recorde-se, não tem tido ocupante fixo desde que o Jornal de Notícias, que durante muito tempo foi o terceiro meio mais lido no online, passou, tal como acontece com todas as outras publicações detidas pelo Global Media Group, a estar ausente do ranking da Marktest a partir do início deste ano. O mesmo acontece com o Sapo. Ausências que, justificava a empresa de estudos de mercado numa nota publicada juntamente com os resultados apurados em Janeiro, “reflectem as dificuldades que todos sofremos em 2020”.

Também com uma subida, dos 2,15 milhões de pessoas alcançadas para os 2,55 milhões, o Expresso regressa ao top 5, assumindo a quarta posição geral e a segunda entre os títulos de imprensa, depois de ter ocupado em Maio a sexta posição do ranking. É seguido pela Flash, que regista uma descida dos 2,3 milhões de pessoas alcançados em Maio para os 2,24 milhões em Junho.

Entre os títulos do segmento económico, o Jornal de Negócios lidera com 1,46 milhões de pessoas alcançadas no último mês, ocupando a 12º posição do ranking geral, seguindo-se o Jornal Económico, com cerca de 840 mil pessoas alcançadas em Junho. A liderança do segmento desportivo permanece nas mãos do Record, que registou em Junho um reach multiplataforma na fasquia dos 2 milhões de pessoas, crescendo face aos 1,85 milhões de pessoas alcançadas no mês anterior e ocupando a sétima posição no ranking geral. Na ausência de O Jogo, o desportivo da Cofina é seguido pelo site MaisFutebol, que viu o seu reach subir de cerca de 890 mil pessoas para a fasquia do milhão (1,02 milhões de reach).

Além da TVI e da SIC, que ocupam o segundo e terceiro lugares no ranking geral, entre as estações de televisão segue-se a RTP, que fecha o top 10 com um alcance digital de 1,63 milhões de pessoas, uma descida face aos 1,77 milhões de reach que registava em Maio. No segmento da rádio, pelo quarto mês consecutivo, a liderança é ocupada pela RFM, apesar de a estação do grupo Renascença Multimédia ter visto o seu reach multiplataforma descer dos 1,46 milhões de pessoas alcançadas em Maio para 1,28 milhões em Junho. Num ranking que conta, recorde-se, com a ausência da TSF, o segundo lugar passou a ser ocupado em Junho pela Renascença, que ultrapassou a Comercial ao subir das 740 mil pessoas alcançadas para cerca de 826 mil, enquanto a estação do grupo Media Capital Rádios desceu dos 846 mil para cerca de 543 mil.

Analisando os resultados por grupo de media, a Cofina manteve em Junho a liderança recuperada igualmente no mês anterior à Media Capital. A dona do Correio da Manhã e da CMTV apresenta um reach multiplataforma de aproximadamente 4 milhões e 90 mil pessoas, enquanto a dona da estação de Queluz regista 4 milhões e 53 mil pessoas alcançadas no digital. Na ausência do Global Media Group, que ocupava em Dezembro a segunda posição com um reach digital de 4,29 milhões de pessoas, o top 3 é agora encerrado pela Impresa, que registou em Junho perto de 3,80 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas digitais. Seguem-se a Renascença Multimédia (1,93 milhões) e a RTP (1,63 milhões).

O ranking NetAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 4,96 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

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