Euro 2020: Os jogos mais vistos pelos portugueses na TV
O jogo que ditou o afastamento da Selecção Nacional de futebol do Euro 2020 foi o mais visto do durante a competição europeia e o mais visto dos últimos anos. Nesse dia, uma média de mais de 3.8 milhões de portugueses colaram-se na TVI a que correspondeu um share de 69.9%, refere uma análise da Initiative.
Seguiu-se o último jogo da fase de grupos de Portugal frente à França, numa partida vista em média por mais de 3.4 milhões de telespectadores. A completar o top 3 de jogos mais vistos, está a derrota portuguesa frente à Alemanha. A TVI foi a estação emissora da partida que atingiu uma audiência média de cerca de 2.7 milhões de telespectadores.
Destaque também para o jogo da final que entrou diretamente no top 5 dos mais vistos. A vitória italiana frente à Inglaterra atingiu mais de 4.5 milhões de portugueses, a que correspondeu uma audiência média de cerca de 2.3 milhões de telespectadores.
Nos canais Sport TV, o destaque vai para os jogos da seleção gaulesa e de Portugal, sendo que a partida inaugural do grupo F que opôs a França à Alemanha foi a mais vista. A vitória dos gauleses por um a zero registou uma audiência média de 158 mil telespectadores e um share de 3.3%. Na segunda posição esteve a derrota da França nas grandes penalidades frente à Suíça e a completar o top 3 dos mais vistos ficou a partida Portugal x Alemanha.
Diferenças face ao Euro 2016 e ao Mundial 2018
À semelhança do Euro 2016, foram 51 as partidas disputadas e, por conseguinte, existiu um maior número de partidas cujo horário de transmissão coincidiu com o período laboral, o que influenciou as audiências de alguns jogos. No global, no total de 25 jogos transmitidos em sinal aberto, registou-se uma audiência média por jogo superior a 1.4 milhões de telespectadores, aumentando para mais de 3 milhões se olharmos só para os jogos onde participou a Equipa das Quinas.
No comparativo com as últimas duas grandes competições de Selecções, verifica-se que o Mundial de 2018 foi o que apresentou audiências inferiore
s, tanto no acumulado das transmissões dos jogos de Portugal, como no total das emissões da competição. O Euro 2020, disputado num contexto pandémico onde ainda reinou o distanciamento social, registou audiências ligeiramente inferiores ao Euro 2016, competição ganha por Portugal. A saída prematura da Selecção Portugal no Euro 2020, influenciou as audiências televisivas nas últimas fases do torneio.