Edição M&P: Vasp, Forbes e Marketing Territorial

Por a 15 de Julho de 2021

A edição desta quinzena do Meios & Publicidade destaca na capa um trabalho alargado dedicado ao Marketing Territorial. Fique a par dos exemplos mais recentes de marcas que nasceram para dar nova vida a regiões e cidades. Paulo Proença, administrador delegado da Vasp, conta em entrevista como foram os últimos meses na empresa de distribuição de publicações, e Nilza Rodrigues, directora editorial da Forbes, apresenta a nova etapa da revista. Os artigos de opinião são da autoria de Filipe Moreira (Fullsix) e João Paulo Luz (Impresa). Conheça em pormenor os temas desta edição.

“A Vasp não podia cair no abismo, ou seja, deixar de pagar aos editores, aos funcionários e aos fornecedores ou deixar de distribuir”

O impacto da covid-19 levou a empresa de distribuição de publicações a pedir apoio ao governo, a mexer nas margens que cobra aos editores e a criar uma taxa diária para os pontos de venda, entretanto suspensa. No ano passado desapareceram 500 pontos de venda. Apenas 27 concelhos geram resultados positivos. Paulo Proença, administrador delegado da Vasp, conta como foram os últimos meses.

“Os consumidores exigem mais proximidade, inovação e transparência”

Como é que o retail media responde à crescente digitalização do processo de compra? Antonio Janeiro, director- geral da in-Store Media Portugal, apresenta o exemplo do acordo com a Auchan.

“2021 é um ano de viragem para a Casa Peixoto”

Nasceu em Viana do Castelo e posiciona-se como a maior empresa de comércio de materiais de construção e decoração com capitais exclusivamente nacionais. Susana Monteiro assumiu agora o marketing da Casa Peixoto.

O avançado no futebol da América Latina

Há vários anos que Afonso Cardoso está ligado à criação de marcas para os campeonatos da Confederação Sul-Americana de Futebol. A marca Copa América 2020 saiu da The Bakers.

“Queremos posicionar-nos entre as três Forbes mais relevantes da Europa”

Está nas bancas a primeira edição da Forbes desde que o licenciamento do título, até Abril detido pela ZAP, passou para as mãos da Emerald Europe, subsidiária do Emerald Group que já detinha 30 por cento do Polígrafo. A nova vida da Forbes explicada por Nilza Rodrigues, directora editorial do título.

Especial Marketing Territorial: Há marcas a nascer para fazer renascer o país

Numa altura em que o país ajusta o foco para o turismo interno face às restrições que ainda persistem nas deslocações internacionais, são vários os projectos recentes de criação de marcas territoriais e acções de dinamização da oferta e produtos turísticos que mostram como regiões/municípios estão a apostar na comunicação para recuperar um sector determinante para as economias locais. Mas não querem ficar pelo turismo. Assumem-se como marcas de olhos postos no futuro, que nascem para dar nova vida a regiões e cidades.

Especial Marketing Territorial: Folhear Portugal

O investimento das cidades e regiões portuguesas em comunicação tem passado também pela aposta em projectos editoriais com presença nas bancas nacionais. Dos Açores a Famalicão, conheça melhor os projectos lançados sob a chancela da Time Out, Observador Lifestyle e Público, que prometem percorrer novas rotas no futuro.

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As escolhas de… Luís Serra Co-CEO da ComOn.

Um dia na vida de…

Filipa Appleton, head of marketing do Lidl.

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