NetAudience: Correio da Manhã assume liderança pela primeira vez em 2021

Por a 16 de Junho de 2021

Com um reach multiplataforma a rondar os 3 milhões e 719 mil pessoas, o Correio da Manhã assumiu pela primeira vez este ano o estatuto de meio de comunicação social com maior alcance digital em Portugal, posição que era ocupada desde Janeiro pela TVI. Ao crescer dos 3,28 milhões de reach registados em Abril para os quase 3,72 milhões em Maio, o diário da Cofina ultrapassou o estação de Queluz, recuperando a liderança do ranking NetAudience que lhe escapava desde o arranque deste ano depois de ter ocupado essa posição entre os meses de Agosto e Dezembro de 2020. A TVI desce à segunda posição apesar de registar igualmente uma subida no reach multiplataforma, passando dos 3,28 milhões registados em Abril, quando os dois primeiros ocupantes do ranking da Marktest estavam separados por apenas 320 pessoas, para 3 milhões e 461 mil pessoas alcançadas em Maio pelas suas plataformas digitais.

A última posição do top 3 dos meios com maior alcance digital volta, pelo quinto mês consecutivo, a mudar de mãos. Depois da SIC, em Janeiro, do Expresso, em Fevereiro, da Flash, em Março, e do Expresso novamente em Abril, é a SIC que retoma em Maio o estatuto de terceiro meio de comunicação com maior alcance no digital, com 2,43 milhões de pessoas alcançadas. O terceiro lugar do ranking não tem ocupante fixo desde que o Jornal de Notícias, que durante muito tempo foi o terceiro meio mais lido no online, passou, tal como acontece com todas as outras publicações detidas pelo Global Media Group, a estar ausente do ranking da Marktest a partir do início deste ano. O mesmo acontece com o Sapo. Ausências que, justificava a empresa de estudos de mercado numa nota publicada juntamente com os resultados apurados em Janeiro, “reflectem as dificuldades que todos sofremos em 2020”.

O top 5 fica completo com a Flash, que alcançou em Maio cerca de 2,3 milhões de pessoas, e com a NiT, que somou aproximadamente 2,27 milhões de pessoas alcançadas. Após ter ocupado a terceira posição em Abril, o Expresso, segundo entre os títulos generalistas, ficou de fora do top 5 no último mês. O semanário da Impresa ocupa o sexto lugar, com um reach multiplataforma de aproximadamente 2,15 milhões de pessoas.

No segmento económico, o Jornal de Negócios desce de 1,85 milhões de pessoas alcançadas em Abril para 1,56 milhões de pessoas no último mês, ocupando a 11ª posição do ranking geral. A liderança do segmento desportivo permanece nas mãos do Record, que registou em Maio um reach multiplataforma de 1,85 milhões de pessoas, crescendo face aos 1,54 milhões alcançados no mês anterior. Na ausência de O Jogo, o desportivo da Cofina é seguido pelo site MaisFutebol, que viu o seu reach subir de cerca de 888 mil pessoas alcançadas em Abril para os 890 mil.

Entre as estações de televisão, além da TVI e da SIC, que ocupa o segundo e terceiro lugares, a RTP, que fecha o top 10, apresenta um alcance digital de 1,77 milhões de pessoas, sobe ligeiramente face aos 1,75 milhões de reach que registava em Abril.

No segmento da rádio, pelo terceiro mês consecutivo, a liderança é ocupada pela RFM, apesar de a estação do grupo Renascença Multimédia ter visto o seu reach multiplataforma descer dos 1,78 milhões de pessoas alcançadas em Abril para 1,46 milhões em Maio. Num ranking que conta, recorde-se, com a ausência da TSF, o segundo lugar voltou a ser ocupado em Abril pela Rádio Comercial. Ao subir de cerca de 803 mil pessoas alcançadas em Abril para 846 mil no último mês, a estação da Media Capital Rádios manteve-se à frente da Renascença, que cresceu das 645 mil pessoas alcançadas no mês anterior para as 740 mil.

Na análise aos resultados por grupo de media, a Cofina recupera em Maio a liderança perdida no mês anterior para a Media Capital. A dona do Correio da Manhã e da CMTV apresenta um reach multiplataforma de aproximadamente 4 milhões e 321 mil pessoas, enquanto a dona da estação de Queluz regista 4 milhões e 145 mil pessoas alcançadas no digital. Na ausência do Global Media Group, que ocupava em Dezembro a segunda posição com um reach digital de 4,29 milhões de pessoas, o top 3 é agora encerrado pela Impresa, que registou em Maio perto de 3,41 milhões de pessoas alcançadas nas plataformas digitais. Seguem-se a Renascença Multimédia (2,02 milhões) e a RTP (1,77 milhões).

O ranking NetAudience apresenta desde Maio de 2019 os números relativos ao reach agregado dos títulos que integram a rede Nónio: 5,04 milhões de indivíduos alcançados em multiplataforma no último mês.

Deixe aqui o seu comentário