Mais uma multa aplicada à Google agora pelo Google Ad Manager
A Autoridade da Concorrência francesa impôs ao Google uma multa de 220 milhões de euros por abuso de posição dominante no mercado da publicidade online. Segundo descreve a agência Lusa, a sanção é o resultado de uma negociação com Google, que aceitou as acusações e assumiu uma série de compromissos na sua política de publicidade que se tornam obrigações.
No centro da questão está a posição dominante que a Google tem nos servidores de anúncios para editores de sites e aplicações móveis, que lhe permitiu dar tratamento preferencial às suas próprias tecnologias com a marca Google Ad Manager. Isto beneficiou, em detrimento dos seus concorrentes, tanto o funcionamento do seu servidor de anúncios DPF através do qual os editores oferecem os seus espaços publicitários para venda, como a plataforma AdX que organiza o leilão daqueles espaços, descreve a Lusa.
Um dos principais mecanismos utilizados foi que a DPF comunicava à AdX os preços propostos pelos concorrentes e podia assim utilizar esta informação para ajustar as suas ofertas nos leilões e aumentar as hipóteses de as ganhar. Para tal, modificou as suas comissões de acordo com a pressão que observou da concorrência, que não tinha esses elementos à sua disposição.
Na origem deste processo está a queixa apresentada pela News Corp. (editora entre outras do The Wall Street Journal, The Sun e The Daily Telegraph), o jornal Le Figaro e o grupo Roussel La Voix (que publica vários jornais regionais em França), enumera a Lusa.